Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º

Festival italiano destaca tendências do cinema de animação português

Seis realizadores portugueses vão ter o seu cinema de animação em destaque no Encontro de Cinema de Bergamo, em março em Itália, num programa intitulado 'Geração X/Y', anunciou hoje a organização.

Festival italiano destaca tendências do cinema de animação português
Notícias ao Minuto

13:13 - 12/02/24 por Lusa

Cultura Festival

"Ao contrário dos anos anteriores, esta não será uma retrospetiva sobre um autor em particular, mas um apanhado geral das tendências da animação portuguesa através do olhar de representantes de novas gerações de animadores", escreveu o festival em nota de imprensa.

Em Bergamo vão ser mostradas 15 curtas-metragens das realizadoras Marta Monteiro, Laura Gonçalves e Alexandra Ramires e dos realizadores João Gonzalez, David Doutel e Vasco Sá.

O festival lembra que estes seis autores foram nomeados ou premiados nos festivais de Cannes, Annecy, Clermont-Ferrand, Zagreb e Busan e que o cinema de animação português tem sobressaído pela "capacidade pioneira de explorar a versatilidade de linguagem e de explorar as mais inovadoras técnicas".

Entre os filmes escolhidos estão, por exemplo, 'Sopa fria', de Marta Monteiro, 'O homem do lixo', de Laura Gonçalves, 'Elo', de Alexandra Ramires, 'Garrano', de Vasco Sá e David Doutel, e 'Ice Merchants', de João Gonzalez, que soma mais de 130 prémios e uma nomeação - inédita para Portugal - para os Óscares.

A 42.ª edição deste festival de cinema decorrerá de 09 a 17 de março e em Bergamo estarão presentes Vasco Sá e David Doutel que, a juntar a várias curtas-metragens já realizadas, estão a produzir a longa-metragem de animação 'Una'.

No programa dedicado em exclusivo para a públicos escolares, Bergamo vai também exibir filmes de animação em parceria com o Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, de Espinho.

Em 2011, o festival prestou homenagem à realizadora Regina Pessoa.

Leia Também: 'A Sociedade da Neve' ganha 12 prémios Goya, incluindo melhor filme

Recomendados para si

;
Campo obrigatório