Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Globos de Ouro de cinema e televisão são revelados hoje nos EUA

A cerimónia dos prémios norte-americanos Globos de Ouro acontece hoje, com O filme 'Barbie', de Greta Gerwig, e a série televisiva 'Succession' a liderarem as nomeações.

Globos de Ouro de cinema e televisão são revelados hoje nos EUA
Notícias ao Minuto

06:39 - 07/01/24 por Lusa

Cultura Globos de Ouro

Esta é a 81.ª edição dos prémios norte-americanos de cinema e televisão atribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood e a cerimónia será conduzida pelo humorista Jo Koy.

O filme 'Barbie', um dos sucessos mundiais de bilheteira de 2023, soma nove nomeações, incluindo nas categorias de Realização -- uma estreia para Greta Gerwig -, Filme de Comédia ou Musical e melhor interpretação feminina e masculina, para Margot Robbie e Ryan Gosling, respetivamente.

Com oito nomeações para os Globos de Ouro surge 'Oppenheimer', de Christopher Nolan, nomeado para Melhor Filme de Drama, Realização e Argumento. Cillian Murphy, Emily Blunt e Robert Downey Jr. também estão nomeados em categorias de representação.

Com sete nomeações 'ex-aequo' estão 'Pobres Criaturas', de Yorgos Lanthimos, e 'Assassinos da Lua das Flores', de Martin Scorsese.

No caso de 'Pobres Criaturas', o filme está nomeado, por exemplo, para Melhor Banda Sonora, composta por Jerskin Fendrix, mas que inclui um fado da portuguesa Carminho.

Nas categorias de televisão, a última temporada da premiada série 'Succession' volta a liderar os Globos de Ouro, com nove nomeações, sobretudo pelo elenco, estando indicados Brian Cox, Jeremy Strong, Sarah Snook, Kieran Culkin, entre outros.

Nesta edição dos Globos de Ouro, foram acrescentadas duas novas categorias: 'Atuação de 'Stand-Up Comedy' em Televisão e Cinema' e 'Filme com Melhor Resultado de Bilheteira'.

Leia Também: Filme 'Barbie' e série 'Succession' lideram nomeações para Globos de Ouro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório