Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Évora Capital Europeia da Cultura celebra um ano do anúncio com concerto

Um concerto que junta artistas de diferentes géneros musicais, com direção de Diogo Clemente, assinala, na quinta-feira, em Évora, o primeiro ano após a escolha da cidade como Capital Europeia da Cultura em 2027, anunciou hoje a organização.

Évora Capital Europeia da Cultura celebra um ano do anúncio com concerto
Notícias ao Minuto

23:54 - 06/12/23 por Lusa

Cultura 2027

Intitulado "Chão comum", o espetáculo, com entrada gratuita, é organizado pela Évora_27 - Capital Europeia da Cultura e sobe ao palco do Teatro Garcia de Resende, em Évora, a partir das 21:30.

Em palco estarão os Almocreves, Ângelo Freire, António Caixeiro e os Cantores de Cuba, Grupo Cantares de Évora, Diogo Clemente, Diogo Duque, Duarte, Guilherme Salgueiro, Katerina L'dokova, Katia Guerreiro, Miroca Paris, Ricardo Ribeiro, Rodrigo Correia, numa produção da Tejo Music Lab.

"Chão Comum", segundo os promotores, celebra "a coexistência de línguas e linguagens diversas, com um conjunto de artistas de várias geografias, culturas e géneros musicais" e realiza-se exatamente um ano depois do anúncio da candidatura vencedora.

"Em 07 de dezembro de 2022, Évora e o Alentejo ganhavam o título de Capital Europeia da Cultura, representando Portugal na iniciativa cultural mais emblemática da União Europeia em 2027", recordam.

Um ano depois, salienta a Évora_27, a cidade alentejana "volta a unir-se para celebrar o poder transformador da cultura com um concerto tocado e cantado a várias vozes, compondo uma paisagem sonora que, tal como Alentejo, é diversa e polifónica".

De acordo com os promotores, este espetáculo coloca no mesmo palco "artistas de várias geografias, culturas e géneros musicais, que, partindo de identidades muito diversas, encontram na música um território comum".

"Provocando um encontro único e improvável, a intenção de 'Chão Comum' é sobretudo por em relação, enfatizando a coexistência e dando corpo à ideia de Vagar - enquanto consciência plena de que nós, enquanto humanos, estamos sempre em relação com tudo o que nos rodeia - que inspira toda a iniciativa Évora_27", acrescenta.

O Governo aprovou, na semana passada, em Conselho de Ministros, a criação da associação que será responsável pelo programa cultural de Évora Capital Europeia da Cultura 2027, mas, até agora, não foram divulgados mais detalhes.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, a Associação Évora 2027 "tem como fins a conceção, planeamento, promoção, execução e desenvolvimento do programa cultural do evento Évora Capital Europeia da Cultura 2027".

Évora foi nomeada Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia.

Com um total de cerca de 49 milhões de euros, a dotação financeira de Évora2027 é composta por 15 milhões do Orçamento do Estado, 10 milhões de fundos europeus, quatro milhões do Turismo, cinco milhões para territórios envolventes e os restantes 15 milhões são subscritos pelo município e parceiros.

A Comissão Executiva Évora2027 é liderada pela Câmara de Évora e integra a Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo -- ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Leia Também: PSP detém homem em Évora por agressões a mulher e filho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório