Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pintura 'Construction' de Vieira da Silva vai a leilão em Paris

A pintura 'Construction', de Maria Helena Vieira da Silva, vai a leilão em dezembro, em Paris, com uma estimativa entre 200 e 300 mil euros, anunciou hoje a leiloeira Christie's.

Pintura 'Construction' de Vieira da Silva vai a leilão em Paris
Notícias ao Minuto

10:56 - 28/11/23 por Lusa

Cultura Leilão

A obra, de 1,27 por 1,13 metros, está assinada e datada pela artista, é proveniente de uma coleção europeia depois de ter sido adquirida à Galeria Applicat-Prazan, de Paris, e vai a leilão presencial no dia 06 de dezembro.

O leilão é um de dois de arte contemporânea - sendo o outro 'online' -- e ambos têm uma estimativa global de 8,5 milhões de euros, de acordo com comunicado da Christie's.

Entre os artistas representados estão Serge Poliakoff, Georges Mathieu, Josef Síma, Zao Wou-ki, Richard Avedon, Peter Beard, Thomas Ruff, Sam Szafran, Robert Combas e David Hockney.

No comunicado, Vieira da Silva surge inserida num conjunto de obras criadas por mulheres, a par de Germaine Richier, Etel Adnan e Anna-Eva Bergman.

Em julho de 2020, o quadro a óleo "Tours d'arme", criado no mesmo ano pela pintora portuguesa, foi apresentado entre obras de arte do século XX num leilão internacional da Christie's, com uma estimativa entre 600 mil e 800 mil euros, mas não chegou a ser vendido.

Em 2018, outra obra de Vieira da Silva, "L'Incendie 1", foi leiloada em Londres, pela mesma leiloeira, por um valor recorde para a artista de 2,290 milhões de euros.

Pintado em 1944, partia com uma estimativa de base entre 1,2 milhões de euros e 1,6 milhões de euros.

Nascida em Lisboa, em 1908, Vieira da Silva mudou-se para a capital francesa quando tinha 19 anos para poder estudar durante uma época de grande atividade artística, tendo acabado por se instalar na cidade, onde morreu em 1992.

Leia Também: Exposição com 90 obras de Vieira da Silva e Arpad Szenes abre em Marrocos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório