Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 20º

Jornadas Europeias do Património com mais de 750 atividades até domingo

As Jornadas Europeias do Património (JEP) vão decorrer entre esta sexta-feira e domingo com mais de 750 iniciativas, na maioria gratuitas, em museus, monumentos e palácios de todo o país, este ano sob o tema "Património Vivo", segundo a organização.

Jornadas Europeias do Património com mais de 750 atividades até domingo
Notícias ao Minuto

07:49 - 22/09/23 por Lusa

Cultura Património

Espaços patrimoniais de todo o país, públicos e privados, vão estar abertos nestes dias com visitas, espetáculos, exposições, oficinas e conferências, numa iniciativa europeia que em Portugal é coordenada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são apontadas como o evento cultural ligado ao património mais amplamente celebrado e partilhado, com cerca de 70 mil eventos organizados todos os anos, em mais de 50 países.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do património cultural europeu, com museus, monumentos e palácios nacionais, espaços históricos geridos por autarquias e entidades privadas a abrir portas nestes dias da iniciativa.

A DGPC recebeu na plataforma 'online' património.pt centenas de propostas de iniciativas a realizar por todo o país sob um tema que incentiva a explorar práticas, lugares e objetos da cultura local e regional.

"Estas práticas e lugares têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam", sublinha aquela entidade, responsável pela coordenação das JEP em Portugal.

Entre as cerca de 750 atividades já inscritas na plataforma 'online', que terá atualização permanente, estão o espetáculo de teatro de cocriação do projeto 'O Meu Palácio!', no domingo, intitulado 'Há Vozes no Palácio', no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Hoje, no Museu da Renda de Bilros de Peniche, região de Leiria, vai ser inaugurada a exposição 'Florescer', pelas 11 horas, com uma peça - aplicação em renda de bilros em formato floral, de grandes dimensões sobre estrutura de metal iluminada - produzida pelas rendilheiras da Escola Municipal de Renda de Bilros de Peniche.

De hoje até domingo, no Museu de Santa Maria de Lamas, em Aveiro, haverá visitas noturnas à exposição permanente e à exposição temporária 'A sociedade do cansaço', entre as 21:30 e a meia-noite, incluídas num ciclo programático que visa dar a conhecer a ambiência noturna do museu.

No Parque de São Roque, no Porto, com mais de quatro hectares e jardins que ostentam minaretes, sebes, repuxos, e fogaréus, decorre no sábado a iniciativa '(a)Riscar o Património', entre as 10 horas e as 17:h0, com sessões de desenho e partilha de fotografias ao longo do dia.

Constam igualmente da programação, no Convento de Cristo, em Tomar, visitas virtuais ao longo dos três dias, com um vídeo em 'looping', acerca das intervenções de conservação e restauro a decorrer no monumento classificado como Património Mundial.

Em Barcelos, no distrito de Braga, uma visita guiada irá percorrer algumas freguesias do concelho, "à descoberta de lugares míticos e segredos escondidos", no sábado, a partir das 09:30, segundo o programa.

Em Évora, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, no domingo, pelas 17:00, a especialista Joana Dias, da Arterestauro - Conservação de Bens Culturais, irá falar de três pinturas quinhentistas de Luís de Morales e Martin de Vos, intervencionadas recentemente.

No Museu da Chapelaria, em São João da Madeira, no distrito de Aveiro, as exposições terão entradas gratuitas entre hoje e domingo, das 10 horas às 17h30.

Em 2022, o tema das JEP foi dedicado ao 'Património Sustentável'.

Leia Também: ProMuseus vai apoiar projetos de 40 museus no valor de 1,6 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório