Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Historiador alega ter descoberto a ponte no fundo da 'Mona Lisa'

A localização do retrato é tão misterioso quanto a pessoa retratada, e várias cidades zona da Toscânia têm reclamado a sua presença no famoso quadro de Leonardo Da Vinci

Historiador alega ter descoberto a ponte no fundo da 'Mona Lisa'
Notícias ao Minuto

19:29 - 03/05/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Arte

Uma pequena vila italiana quer colocar o seu nome nas bocas do mundo e, segundo um historiador italiano, terá motivos para isso. Silvano Vinceti declarou, sem sombra de dúvidas, que a ponte no fundo do retrato da enigmática 'Mona Lisa' é, na verdade, a ponte Romito di Laterina, na província de Arezzo.

Aos jornalistas em Roma, e citado pelo The Guardian, Vinceti explicou que foram usados registos e documentos históricos, assim como imagens de drones e fotografias da região, para chegar à tese proposta.

Leonardo Da Vinci pintou o quadro em Florença, no início do século XVI, mas a ponte em si nunca foi esclarecida, assim como a misteriosa mulher retratada pelo pintor renascentista (embora se acredite que se trate de Lisa Gherardini). A localização é disputada por uma série de localidades italianas, nomeadamente pelas vilas de Laterina, que reclama a presença no quadro da sua Ponte Buriano, e a cidade de Piacenza, que diz que a estrutura é a Ponte Bobbio.

Silvano Vinceti apontou que o detalhe mais esclarecedor são os arcos da ponte. Leonardo pintou uma estrutura com quatro arcos, semelhante à Romito di Laterina. Já a Ponte Buriano tem seis arcos, e a Ponte Bobbio tem mais de seis.

Hoje em dia, apenas um arco da Romito di Laterina se mantém em pé sobre o Rio Arno, um dos mais importantes cursos de água na zona de Florença, assim como uma das suas bases.

O historiador referiu ainda que a largura entre as margens e o tamanho do arco ainda existente permitiram determinar o resto da estrutura e, como tal, concluir-se que se trata da ponte retratada. "A forma distintiva do Arno ao longo do território corresponde ao que Leonardo pintou na paisagem à esquerda da mulher nobre", disse.

Citando documentos da família Medici, encontrados em Florença, Vinceti acrescentou que a ponte foi descrita, entre 1501 e 1503, como uma "ponte muito movimentada e funcional", e a sua utilização coincide com uma época em que Da Vinci estaria a viver na zona, nomeadamente na vila de Fiesole.

No entanto, as explicações e teses de Silvano Vinceti poderão não agradar a todos. Simona Neri, a autarca de Laterina, disse que a localidade de apenas 3.500 pessoas ficou entusiasmada, mas alerta que a localidade de Buriano - onde um poster do quadro se encontra ao lado da Ponte Buriano, reivindicando a origem da inspiração paisagística de Leonardo Da Vinci.

"Haverá alguma rivalidade; teremos de colocar um poster também", brincou a autarca.

Leia Também: Louvre fechado devido aos protestos contra o aumento da idade da reforma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório