Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Marlene Ribeiro estreia-se em nome próprio com disco 'Toquei no Sol'

A portuguesa Marlene Ribeiro vai lançar, na sexta-feira, o álbum 'Toquei no Sol', primeiro registo em nome próprio, que inclui influências da família e abre um "novo capítulo" na carreira da artista, segundo a editora britânica Rocket Recordings.

Marlene Ribeiro estreia-se em nome próprio com disco 'Toquei no Sol'
Notícias ao Minuto

10:54 - 08/02/23 por Lusa

Cultura Música

Com projetos anteriores enquanto Negra Branca ou como membro de longa data do coletivo psicadélico britânico Gnod (que entretanto deixou) ou com colaborações com Valentina Magaletti e Thurston Moore, Marlene Ribeiro tem uma longa carreira em solo britânico.

Com 'Toquei no Sol', gravado entre Irlanda, Gales, Inglaterra e Portugal, Ribeiro estreia-se em nome próprio e na Rocket Recordings.

"Um diário de viagem que une o espaço físico e interior, uma série de estados de transe reunidos em cores vívidas, um portal delirante para o éter. A estreia de Marlene Ribeiro para a Rocket Recordings e o seu primeiro álbum em nome próprio é tudo isto e muito mais. 'Toquei no Sol' é um novo capítulo para esta artista única, de longe o resultado mais melódico e transcendente do seu 'dreampop' hipnótico", pode ler-se num texto da editora publicado na plataforma Bandcamp.

De acordo com o texto, o disco nasceu de uma visita à avó materna, Emília, "cuja influência bem como os sons da sua cozinha em Portugal podem ser ouvidos na primeira faixa do disco".

"A Emília acabou por ficar entusiasmada por eu estar a gravar coisas ali e - numa total novidade para mim - disse-me que costumava cantar muito quando era nova, até ao ponto de lhe ser oferecido tempo de estúdio, que recusou por temer o que isso podia significar naqueles tempos", disse Marlene Ribeiro, citada no mesmo texto.

A partir daí, a inclusão da avó - que entretanto morreu - no disco era natural, "como uma espécie de oportunidade que ela nunca teve de mostrar a voz lá fora".

"Ela sempre foi, digamos, uma pessoa muito severa. Mas a partir do momento em que comecei a levar material para casa, ela ficou curiosa. [...] Um dia, ela pergunta 'sabes tocar esta canção?' e começa a cantar. Eu fiquei: 'não sabia que cantavas!'", disse a artista portuguesa à publicação britânica The Quietus, numa entrevista sobre o álbum.

Desse entusiasmo da avó resultou a gravação de cerca de 20 canções: "Conseguia vê-la a ser uma criança outra vez, porque ela era tão severa sempre e isto pareceu dar-lhe uma nova vida - uma energia diferente e algo pelo que ansiar. Sempre que ia lá [a casa dela], ela ouvia as canções novamente".

'Toquei no Sol' está disponível em vinil ou em versão digital.

Leia Também: Stereossauro lança 'Tristana', um "disco sobre a perspectiva feminina"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório