Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
10º
MIN 4º MÁX 12º

Casa Fernando Pessoa e Museu de Lagos nomeados para Museu Europeu do Ano

A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e o Museu de Lagos -- Dr. José Formosinho estão entre os nomeados para o prémio Museu Europeu do Ano 2023, anunciou hoje o Fórum Europeu dos Museus.

Casa Fernando Pessoa e Museu de Lagos nomeados para Museu Europeu do Ano
Notícias ao Minuto

18:19 - 06/12/22 por Lusa

Cultura Cultura

A lista de 33 nomeados, que inclui os dois museus portugueses, foi divulgada no 'site' oficial do Fórum Europeu dos Museus.

Os vencedores serão anunciados no último dia da conferência anual do prémio Museu Europeu do Ano, que decorre em Barcelona entre 03 e 06 de maio de 2023.

O Prémio Museu Europeu do Ano ('European Museum of the Year Award' ou EMYA, na sigla inglesa) é o principal e o mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu de Museus e também o mais prestigiado na Europa.

Criado para reconhecer a excelência no setor museológico europeu e promover processos inovadores e de excelência, o prémio é atribuído desde 1977, data da fundação do Fórum Europeu dos Museus, criado pelo Conselho da Europa.

O Prémio Museu Europeu do Ano distingue anualmente várias áreas do trabalho do setor museológico, desde a inclusão, relação com a comunidade e ambiente.

Além do galardão principal, são também atribuídos os prémios "Museu Portimão de Acolhimento, Inclusão e Pertença", "Museu Meyvaert de Sustentabilidade Ambiental", "Silletto de Participação e Empenhamento Comunitário" e "Kenneth Hudson", este último criado pelo fundador dos EMYA, para distinguir a coragem institucional e a integridade profissional.

O Prémio Museu Europeu do Ano foi este ano atribuído ao Museu da Mente, nos Países Baixos, numa cerimónia que decorreu em maio, em Tartu, na Estónia.

Podem concorrer museus europeus que tenham aberto nos últimos três anos ou museus com mais anos, que tenham sido alvo de obras de modernização ou ampliação das instalações.

A Casa Fernando Pessoa, museu gerido pela Empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) de Lisboa, é dedicada à vida e obra do poeta e, além de uma exposição permanente, tem uma biblioteca especializada em poesia mundial.

Este museu está instalado na casa onde o escritor morou durante os últimos 15 anos de vida, situada no bairro de Campo de Ourique.

A Casa Fernando Pessoa abriu ao público em 30 de novembro de 1993, o mesmo dia em que, 58 anos antes (em 1935), o escritor morrera. Em março de 2019, encerrou para obras de remodelação, tendo reaberto em agosto de 2020.

O Museu Municipal de Lagos, fundado em 1932 por José Formosinho, encerrou em setembro de 2017 para obras de remodelação que se prolongaram por quatro anos, permitindo renovar o edifício e restaurar o acervo.

O museu reabriu em 27 de outubro de 2021, tendo a autarquia na altura anunciado que "em breve" seriam realizadas "obras de ampliação do Museu de Lagos - Dr. José Formosinho para o edifício fronteiro, onde funcionou a antiga esquadra da PSP, para ali instalar as coleções correspondentes ao período que vai até 1460, de caráter predominantemente arqueológico".

Em 2024, Portimão vai acolher a cerimónia do Prémio Museu Europeu do Ano, depois de a cidade ter visto o evento cancelado em 2021 devido à pandemia da covid-19.

[Notícia atualizada às 18h50]

Leia Também: Portais do Vaticano na Internet alvo de alegados ataques informáticos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório