Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Viagem fotográfica de Mário Cruz exposta em Almada até dezembro

O edifício da antiga União Elétrica Portuguesa, em Almada, será palco da exposição 'Viver entre o que é deixado para trás', uma viagem fotográfica do fotojornalista Mário Cruz, que mereceu uma distinção no World Press Photo.

Viagem fotográfica de Mário Cruz exposta em Almada até dezembro
Notícias ao Minuto

23:49 - 04/10/22 por Lusa

Cultura Fotografia

A exposição, no seu nome original 'Living Among What's Left Behind' e que mostra o projeto na sua totalidade, foi também premiada pela Sociedade Portuguesa de Autores e vai agora passar por Almada, no distrito de Setúbal, de 16 de outubro a 30 de dezembro.

Numa nota de imprensa, a autarquia de Almada explica que a exposição tem um novo formato sendo as fotografias apresentadas em grande dimensão e em forma de colagem.

As fotografias originais, tiradas em formato Instax (fotografia instantânea da Fujifilm) também estarão expostas e mostram dessa forma documentos únicos que retratam as diferentes famílias que vivem nas margens do rio Pasig, nas Filipinas.

O rio Pasig, um dos mais poluídos do mundo e considerado biologicamente morto desde a década de 1990, são o foco do trabalho de Mário Cruz.

Todos os anos são depositadas mais de 30.000 toneladas de lixo no rio Pasig e, em determinados pontos, a densidade da poluição torna possível atravessar o rio de uma margem para outra a pé.

O edifício da antiga União Elétrica Portuguesa (edificio EDP) será o palco da exposição que é acompanhada por uma instalação que conta com várias toneladas de lixo.

Mário Cruz, autor de 'Viver entre o que é deixado para trás', considera que este local esquecido pelo tempo, com materiais gastos, objetos destruídos, remete para o cenário que encontrou nas Filipinas, classificando a localização como única para uma exposição que tem dois propósitos: alertar e refletir.

Leia Também: Exposição "50 Anos Depois" revela em Serralves obra de Maria Antónia Siza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório