Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2022
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 15º

Maria Giulia Pinheiro vence Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina

A escritora, poeta e performer Maria Giulia Pinheiro venceu a 2.ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, com o texto "Isso não é relevante", anunciou hoje a Companhia Cepa Torta, que promove a iniciativa.

Maria Giulia Pinheiro vence Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina
Notícias ao Minuto

18:12 - 30/09/22 por Lusa

Cultura Prémio

Este prémio, no valor pecuniário de 750 euros, está integrado no festim de leituras "Esta noite grita-se", leituras de textos de teatro feitas por um grupo de intérpretes nacionais, que se realiza de 14 de outubro a 4 de dezembro, em diferentes espaços da cidade de Lisboa.

De acordo com o júri, composto pelos autores e programadores Patrícia Portela, Joana Craveiro e Francisco Frazão, o texto "Isso não é relevante" é um "convite a ouvir o que pensamos e não conseguimos dizer. Ou a dizer o que não pensamos mas estamos a fazer".

"Escrito num protocolo muito próprio que oscila entre o subtexto e o lugar-comum, a velocidade e a dúvida, este texto desconcertante obriga-nos a fazer sentido do que não percebemos e a reparar no absurdo de certas convicções que todos partilhamos, aqui e ali, nos momentos mais inconvenientes", descreve Patrícia Portela.

Ainda nas palavras do júri, "começando numa simples mesa de um restaurante ou de um café, reclamando de uma voz que se encontrou na sopa como quem encontra um cabelo sujo numa ideia brilhante, as personagens expõem as suas ansiedades, e tentam ocupar os (não) lugares que não lhes pertencem, a sua vontade de mudança, as suas inibições, as suas ideias feitas".

Além do prémio monetário, está prevista a edição em livro, numa parceria com a editora Douda Correria, e a leitura pública que encerra a programação do Festim.

O prémio será entregue no dia 3 de dezembro, no Salão Nobre Ageas do Teatro Nacional D.Maria II, às 19:00, altura em que terá lugar a leitura pública do texto.

As candidaturas estiveram abertas entre 01 de janeiro e 31 de março de 2022, tendo sido escolhidas três autoras finalistas selecionadas entre mais de 120 textos, que tiveram a oportunidade de discutir e trabalhar as obras apresentadas com o acompanhamento de um dos elementos do júri. Maria Giulia Pinheiro teve o acompanhamento de Patrícia Portela.

Lara Mesquita foi a vencedora da primeira edição deste prémio, em 2021, com a peça "Sempre que Acordo".

Leia Também: Meghan Markle poderá regressar ao Reino Unido já em novembro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório