Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sugestões de leitura para setembro. 10 livros que não pode perder

As editoras apresentaram os novos lançamentos e estas são as nossas sugestões.

Sugestões de leitura para setembro. 10 livros que não pode perder
Notícias ao Minuto

12:59 - 19/09/22 por Marta Amorim

Cultura Livros

Estas são as sugestões do Notícias ao Minuto para as leituras de setembro.



  Notícias ao Minuto Conversando com o Inimigo - Do Porto a Abu Dhabi via Telavive, Guerra e Paz© D.R 

Um livro com "segredos de Estado" e as mais intrincadas conspirações internacionais em que o o jornalista Henrique Cymerman corre risco de morte. O autor leva-nos do permanente incêndio do Médio Oriente aos mais reservados aposentos do Papa, como partilha uma casa de banho com o rei de Espanha. 

Notícias ao Minuto As 7 Vidas de José Saramago, de Miguel Real e Filomena Oliveira. Companhia das Letras© D.R.  

A aguardada biografia do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, no ano em que se cumprem cem anos sobre o seu nascimento. Escrita com total acesso aos arquivos da Fundação Saramago e contendo testemunhos inéditos, esta é a biografia íntima de um homem universal, que se forjou no idealismo de um mundo mais justo e se comprometeu a mudá-lo através da literatura.

Notícias ao Minuto Nunca Fiques Onde Já Não Estás, Alma dos Livros© D.R

Manuel Clemente regressa com o seu quarto livro, 'Nunca Fiques Onde Já Não Estás', uma compilação de crónicas de pensamentos, reflexões e ideias para descobrir quem realmente somos.
 
Este livro de desenvolvimento pessoal não é, contudo, um guia com soluções milagrosas nem métodos infalíveis. É antes uma travessia pelo nosso interior, pelas questões que nos inquietam e pelos bloqueios que nos impedem de viver em paz. 

Notícias ao Minuto Indomáveis 1. Como Tomámos Conta do Mundo. Booksmile
Disponível a 26 de setembro
© D.R  

© D.R.O autor de Sapiens: Breve História da Humanidade revela aos mais novos que os humanos têm um superpoder e que o usam para criar estranhas e maravilhosas coisas – desde fantasmas e espíritos, a governos e sociedades. Cada volume da série - que contará com 4 títulos - irá explorar uma época diferente da nossa história, começando com Como Tomámos Conta do Mundo, que convida os jovens a descobrir porque é que o dinheiro é o conto de
fadas mais bem‑sucedido de sempre, como é que o fogo fez encolher os nossos estômagos, e o que é que o futebol nos diz sobre o ser humano. 

Notícias ao Minuto Lula, Biografia - Volume 1, de Fernando Morais. Objectiva© D.R

Esta é a primeira biografia de Luiz Inácio Lula da Silva. Além de juízos ou paixões, Lula da Silva está entre as maiores figuras políticas da História do
Brasil. Oriundo da classe operária, opositor ativo e convicto de uma ditadura militar que sufocou a sociedade e a economia brasileiras entre 1964 e 1985, a sua história e as suas lutas confundem-se com as de um povo que, por duas vezes, o elegeu presidente da nação.

A partir de dezenas de horas de depoimentos e com acesso inédito a Lula, o biógrafo Fernando Morais conduz o leitor, de forma hábil, pela história magnética de um homem complexo e carismático que transformou a forma de fazer política no Brasil.

Notícias ao Minuto Junto ao Mar de Abdulrazak Gurnah. Cavalo de Ferro© D.R  

Saleh Omar, em fuga de uma paradisíaca Zanzibar em plena revolução, procura asilo em Inglaterra com um passaporte falso, sob o nome de Rajab Shaaban. Numa pequena cidade junto ao mar reencontra Latif Mahmud, um conterrâneo, poeta e professor, também ele exilado, que o acusa de roubar a identidade do seu pai e de ser o responsável pela ruína da sua família. Ambos revisitam com amargura o passado, contando versões diferentes da mesma
história, num ajuste final de contas. 

Um romance sobre a perda e a busca de identidade em terra de exílio.

Notícias ao Minuto Isabel II – Rainha e Mulher, de Alberto Miranda. Guerra e Paz© D.R  

Isabel II, que morreu no passado dia 8 de Setembro, viveu sempre uma vida privada envolta em mistério. É nesse mistério que Alberto Miranda, jornalista, especialista na família real britânica nos convida a mergulhar em Isabel II – Rainha e Mulher: A Vida Pública e o Universo Íntimo, uma rara biografia da monarca, a primeira escrita exclusivamente por um autor português.


  Notícias ao Minuto Contas-Poupança – Como superar a inflação e ganhar com a crise, de Pedro Anderson. Contraponto Editores© D.R  
Com a inflação a atingir valores que há muito não se viam, a vida de muitas famílias portuguesas complicou-se mais. A escalada dos preços de bens e serviços parece não ter fim, em especial a dos combustíveis, que já atingiram máximos históricos. Com este livro, aprenda como manter o equilíbrio financeiro.

Notícias ao Minuto Personalidade e Poder, Construtores e Demolidores da Época Moderna. Dom Quixote© D.R 

Personalidade e Poder, Construtores e Demolidores da Época Moderna é o novo livro do historiador britânico Ian Kershaw, no qual analisa líderes políticos do século XX como Lenine, Estaline, Hitler, Churchill, De Gaulle, Gorbatchev e Thatcher para perceber porque deixaram marca na História contemporânea.

O que levou estas personalidades fortes ao poder? E o que promoveu, ou limitou, o uso que fizeram do poder alcançado? Que condições sociais e políticas determinam o tipo de poder que encarnam e que farão florescer líderes autoritários ou democráticos? Que importância tem em si mesma a personalidade, tanto para conquistar o poder como para depois o exercer?

Notícias ao Minuto Adeus, Casablanca, de João Céu e Silva. Guerra e Paz© D.R  

Um romance de amor português, com pirataria aérea, uma chuva de panfletos sobre o Portugal de Salazar e ecos de Paul Bowles. Uma trama cheia de suspense, dominada por intensas personagens femininas.

Leia Também: Pais não podem entrar? "Escolas devem parar de agir na sombra da lei"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório