Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Festival Luanda Cartoon abre as portas pela 18.ª vez já na sexta-feira

O 18.º Festival Internacional de Banda Desenhada Luanda Cartoon arranca na sexta-feira, com o tema "Aquecimento Global", promovido pelo Camões-Centro Cultural Português em Luanda, em parceria com os estúdios Olindomar.

Festival Luanda Cartoon abre as portas pela 18.ª vez já na sexta-feira
Notícias ao Minuto

17:05 - 04/08/22 por Lusa

Cultura Luanda

O Luanda Cartoon, que decorre no auditório Pepetela, conta este ano com uma exposição de banda desenhada, caricaturas, 'cartoons', exibição de filmes de animação, palestras, lançamentos de revistas e fanzines de banda desenhada.

O evento vai igualmente congregar mesas-redondas, com autores e leitores, bem como um 'pocket show'.

Durante 15 dias, os artistas, nomeadamente autores de banda desenhada, cartoonistas, ilustradores e animadores, bem como amadores e fãs, vão abordar de forma reflexiva e artística assuntos sobre as alterações climáticas e o seu impacto no planeta.

Além de dezenas de artistas angolanos, o festival conta com trabalhos de artistas estrangeiros, nomeadamente de Portugal, Brasil e da República Democrática do Congo.

"O festival é uma iniciativa dos estúdios Olindomar e teve a sua origem nos anos 1990, com um encontro regular de jovens para promoção de exposições de banda desenhada nas galerias de Luanda. Desde então promovem encontros regulares com o objetivo de desenvolver a arte da BD em Angola, completando assim a 18.º edição do Luanda Cartoon", refere uma nota do Camões-Centro Cultural Português em Luanda.

Em 12 de agosto, está prevista uma sessão de encerramento da primeira semana do festival, culminando com uma conversa aberta sobre banda desenhada com José Teles Gigartes, Gildo Pimentel, Daniel Bocolo, Altino Chindele, Eclips e moderação de Lindomar de Sousa.

A exposição de banda desenhada ficará patente até dia 19 e poderá ser visitada de segunda a quinta-feira, entre as 9h e 13h e das 14h às 17h, na sexta-feira entre 9h e 13h, enquanto aos sábados entre as 10h e 12h.

Leia Também: Boom Festival teve mais de 430 horas e 544 artistas de vários países

Recomendados para si

;
Campo obrigatório