Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Festival Músicas do Mundo regressa hoje ao concelho de Sines

O Festival Músicas do Mundo regressa ao concelho de Sines, a partir de hoje, com uma programação de 47 concertos de artistas de quatro continentes, com os primeiros três dias centrados na aldeia de Porto Covo.

Festival Músicas do Mundo regressa hoje ao concelho de Sines
Notícias ao Minuto

06:11 - 22/07/22 por Lusa

Cultura Sines

Lina e Raül Refree, o duo que reúne a cantora portuguesa e o músico catalão, Maria Satti, da Grécia, Pascuala Ilabaca y Fauna, do Chile, e Acácia Maior, de Cabo Verde, oferecem as primeiras quatro atuações da 22.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM), que se reparte entre Porto Covo, até domingo, e a cidade de Sines, a partir de segunda-feira, até ao encerramento, no dia 30 de julho.

A angolana Aline Frazão, a catalã Maruja Limón e a galega Baiuca, ambas de Espanha, e Daymé Arocena, de Cuba, protagonizam os concertos de sábado, enquanto Dominique Fils-Aimé, do Quebeque, Canadá, Maya Kamaty, de Reunião, França, e Marina Silva, do Brasil, no domingo, completam a programação do primeiro fim de semana.

O festival, que devia ter acontecido em 2020, mas acabou adiado para este ano devido à pandemia da covid-19, "regressou alinhado com os mesmos princípios - representatividade geográfica, estética, cultural -- que o orientam desde o início", segundo o diretor artístico e de produção, Carlos Seixas.

O responsável pela programação prefere não destacar artistas, porque, para a organização do festival, "valem todos o mesmo". "Não há cabeças de cartaz, são apresentados por ordem alfabética, têm todos o mesmo tratamento", disse.

No entanto, nesta edição é "reforçada e dada visibilidade às artistas mulheres, devido também ao seu contributo real na música à escala planetária".

Ava Rocha, Bia Ferreira, Letrux, Marina Sena (Brasil), Ana Tijoux, Pascuala Ilabaca (Chile), Queen Ifrica (Jamaica), Omara Portuondo, Daymé Arocena (Cuba), Dominique Fils-Aimé (Quebeque), Aline Frazão, Pongo (Angola), Dulce Pontes e Sara Correia (Portugal) são algumas das artistas que se encontram no cartaz.

Como é habitual, "as geografias do FMM cruzam-se em concertos intercontinentais", dos quais são exemplo os projetos Batida B2B DJ Dolores (Portugal / Brasil), Guiss Guiss Bou Bess (Senegal / França) e KUTU (Etiópia / França).

Seun Kuti & Egypt 80, Etuk Ubong (Nigéria), James BKS (Camarões), Acácia Maior, Re:Imaginar Monte Cara (Cabo Verde), Club Makumba, Fado Bicha, Paulo Bragança, Pedro Mafama (Portugal), Albert Pla, Angélica Salvi e Baiuca (Espanha) estão também entre os artistas deste ano.

Na 22.ª edição, o FMM mantém igualmente "a mesma forma de estar enquanto festival de serviço público".

"A maior parte dos concertos é de entrada gratuita. Em Porto Covo são todos e, em Sines, é o primeiro da tarde no Castelo, e os que são apresentados na Avenida da Praia", referiu Carlos Seixas.

Além dos concertos, a programação do festival inclui uma série de iniciativas paralelas, como exposições, 'workshops', visitas guiadas, animação de rua, uma feira do livro e do disco e debates.

O programa completo do 22.º FMM pode ser consultado no 'site' oficial do festival, em www.fmmsines.pt.

Leia Também: Músicas do Mundo regressa ao concelho de Sines a partir de sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório