Meteorologia

  • 03 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 27º

Gulbenkian volta a acolher programa Jardim de Verão

As 'rappers' Nídia e Mynda Guevara, a poeta Alice Neto de Sousa e o grupo Batukadeiras X são alguns dos nomes que integram o programa Jardim de Verão, em Lisboa, a partir do dia 24, revelou a organização.

Gulbenkian volta a acolher programa Jardim de Verão
Notícias ao Minuto

16:16 - 14/06/22 por Lusa

Cultura Jardim de Verão

Depois de um ano de interregno, por causa da pandemia da covid-19, a Fundação Calouste Gulbenkian retoma o Jardim de Verão, um programa cultural ao ar livre e que, este ano, conta com curadorias de Dino d'Santiago, Lisboa Criola e Olivier Hadouchi.

A programação deste ano, que terá música, poesia, cinema e performance repartida por três palcos, está ancorada na exposição coletiva "Europa Oxalá", patente na fundação até agosto e que reúne obras de artistas "nascidos e criados num contexto pós-colonial" em África.

Até 10 de julho, o Jardim de Verão vai acolher atuações de artistas e grupos que recuperam "memórias rítmicas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, da República Centro-Africana e da Gâmbia, casam com a eletrónica global, saem dos Bairros Sociais e cercam a capital portuguesa", afirmam os curadores em nota de imprensa.

Entre os convidados estão a dupla Acácia Maior, o grupo Banda Monte Cara, o músico NBC, vários DJ e produtores ligados à Príncipe Discos - Nídia, DJ Marfox, DJ Danifox, DJ Lilocox -, o tocador de kora Mbye Ebrima ou a cantora Sílvia Barros.

Na vertente de cinema, o Jardim de Verão conta com filmes que "questionam e deslocam certezas e vêm relembrar que a independência - que doravante permite a dupla pertença - é também uma forma de olhar o mundo, de o habitar e de o encarnar de modo diverso".

Entre os filmes escolhidos estão "Margem Atlântica" (2006), de Ariel de Bigault, "Karingana -- Os mortos não contam estórias" (2020, de Inadelso Cossa, e "Independência" (2015), de Fradique.

Leia Também: Exposição mostra "caráter íntimo" da coleção de Gulbenkian em Paris

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório