Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Poetas lusófonos na diáspora reunidos em livro

A 4.ª Antologia de Poetas Lusófonos na Diáspora reúne 29 nomes de escritores a viver na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos que pretendem transmitir uma "ideia de portugalidade" que vai além da saudade.

Poetas lusófonos na diáspora reunidos em livro
Notícias ao Minuto

14:11 - 23/05/22 por Lusa

Cultura Poetas

O livro, que já está à venda, é uma "iniciativa editorial que veio contribuir para a descoberta de excelentes poetas nas comunidades de língua portuguesa residentes no estrangeiro", sublinhou, em comunicado, Mário dos Santos, editor e responsável pela Oxalá Editora, com sede na Alemanha.

Mário dos Santos apontou o facto de os volumes das antologias entretanto publicados "terem dado palco a amantes da poesia que até então se confrontavam com dificuldades em divulgar os seus trabalhos".

Os 29 poetas residem na Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Reino Unido, França, Brasil e Estados Unidos. O prefácio é da autoria de Daniel Bastos, consultor do Museu das Migrações e das Comunidades, historiador e professor.

São Gonçalves, poeta e divulgadora da literatura portuguesa no Luxemburgo, é a coordenadora da antologia.

"A minha vontade de dar voz àqueles que vivem fora de Portugal, de exprimirem esse sentimento, levou-me a criar, como critério, uma linha condutora que fosse nesse sentido, não o da mera saudade, mas, sim, uma ideia de portugalidade, e essa ideia vive nos poemas que foram selecionados", salientou, em comunicado.

"Há poemas que falam da memória, outros do sol, do clima, do mar, da saudade, também, do amor, mas sempre numa análise semântica que tenha que ver com o facto de se estar fora do país e de se pertencer a essa portugalidade", adiantou.

A 4.ª Antologia de Poetas Lusófonos na Diáspora foi publicado pela Oxalá Editora, uma editora de livros vocacionada para a publicação de obras de autores residentes fora do país.

Leia Também: Homenagem. TAP batizou avião com nome de Zeca Afonso (e já voou)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório