Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu Vangelis, compositor de 'Momentos de Glória'. Tinha 79 anos

Não foi adiantada a causa da morte.

Morreu Vangelis, compositor de 'Momentos de Glória'. Tinha 79 anos
Notícias ao Minuto

18:05 - 19/05/22 por Sara Gouveia

Cultura Óbito

Morreu o compositor grego Vangelis, na terça-feira à noite, aos 79 anos. A notícia foi confirmada à agência de notícias de Atenas pelo escritório de advogados que representa o músico.

Os representantes deram conta de que terá morrido num hospital em França, onde estava a receber tratamento, mas não foi adiantada a causa da morte.

Vangelis é mais conhecido por ter composto a banda sonora de filmes como 'Momentos de Glória' e 'Blade Runner'.

Nascido Evángelos Odysséas Papathanassíou, em Vólos (norte de Atenas), em 1943, Vangelis foi um pioneiro da música eletrónica e ganhou um Óscar pela banda sonora do filme 'Momentos de Glória' de 1981, que conta a história do triunfo de corredores britânicos nos Jogos Olímpicos de 1924. O toque de piano inspirador tornou-se conhecido mundialmente.

Desde cedo absorveu os sons das canções folclóricas gregas e da música coral cristã ortodoxa, mas não teve treino musical formal, o que disse mais tarde ter ajudado a salvar a sua criatividade. Experimentava com sons produzidos com o bater de panelas e frigideiras ou pregos, copos e outros objetos nas cordas do piano dos seus pais.

Em 1968, fundou a banda de rock progressivo Aphrodite's Child com Demis Roussos (vocalista), Loukas Sideras (Loukas Sideras) e Anargyros 'Silver' Koulouris (guitarrista), em Paris.

Foi um compositor prolífico ao longo de várias décadas, com o seu trabalho a variar de música publicitária e bandas sonoras para composições de estilo sinfónico e 'Jon and Vangelis', a dupla que mantinha com Jon Anderson, vocalista do grupo de rock progressivo Yes.

"Vangelis Papathanassíou não está mais connosco. O mundo da música perdeu o [artista] internacional Vangelis. O protagonista do som eletrónico, dos Óscares, do mito e dos grandes sucessos", escreveu no Twitter o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis.

[Notícia atualizada às 18h16]

Leia Também: Céline Dion de luto: "Dá um beijo ao René por mim"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório