Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

ICOM-Portugal alerta para falta de condições de museus "de referência"

A comissão nacional do Conselho Internacional de Museus (ICOM-Portugal) alertou hoje que "algumas instituições de referência" do país "não estão já em condições de cumprir as funções que lhes são cometidas", devido a uma "crónica" falta de recursos.

ICOM-Portugal alerta para falta de condições de museus "de referência"
Notícias ao Minuto

12:18 - 18/05/22 por Lusa

Cultura Museus

O apelo é feito pela presidente do ICOM-Portugal, Maria de Jesus Monge, num texto para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que hoje se comemora.

No documento, enviado à agência Lusa, a responsável sublinha a importância dos museus "para a preservação e divulgação do património das comunidades, povos e nações", e chama a atenção para a realidade vivida pelo setor.

"Algumas das instituições de referência nacional não estão já em condições de cumprir as funções que lhes estão cometidas. Esperamos que o reconhecido ´Poder dos Museus´ obtenha uma visibilidade que transcenda a data e se reflita em estratégia e recursos rejuvenescedores", alerta a museóloga, referindo-se ao tema proposto para a celebração da efeméride este ano.

A presidente do ICOM descreve ainda "a secundarização crónica a que os museus vêm sendo condenados - avassalados com a míngua de recursos humanos, preocupados quer com as condições de conservação e a necessidade de investigação das suas coleções, quer com o modo como comunica com as comunidades".

No documento, Maria de Jesus Monge sustenta que "os museus são uma mais-valia e preciosos aliados no diálogo com as comunidades e na preservação das suas memórias, na transformação das mentalidades e das sociedades, na promoção da democracia e da cidadania e na defesa de valores fundamentais como a liberdade, igualdade e fraternidade".

No entanto, face a "tempos de incertezas e perplexidades", a museóloga questiona: "Perante o imprevisto que caracteriza o nosso quotidiano, que lugar para os museus? As notícias que chegam mostram a importância do património cultural e a necessidade de o preservar para as gerações futuras".

"Os museus convocam memórias, promovem aprendizagens, proporcionam sensações, potenciam experiências", acrescenta, ainda, a também diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, voltando ao tema escolhido este ano para as celebrações -- "O Poder dos Museus" -- que, a seu ver, "reside na capacidade de garantir espaços inclusivos, de diálogo e promoção de cidadania ativa, mas também espaços de bem-estar e deleite".

Maria de Jesus Monge refere ainda, no texto, que, na data de hoje, profissionais de museus de todo o mundo "procuram mostrar o que de melhor e mais apelativo podem proporcionar aos seus públicos", num dia de festa e celebração, "montra do que vem sendo realizado, e semente de outras iniciativas".

Por outro lado, a presidente do ICOM-Portugal menciona a situação difícil dos profissionais do setor na Ucrânia e na Polónia, a quem se associa hoje através dos comités nacionais do ICOM desses países, numa iniciativa ´online´, conjunta com o ICOM Europa, para conhecer melhor a realidade vivida nestes países e perceber como poderemos ser úteis".

Este ano, o tema proposto pelo ICOM, promotor do evento a nível mundial, visa demonstrar o efeito positivo destes espaços culturais, num mundo em mudança, quando o impacto económico, político e social da guerra na Ucrânia se junta aos efeitos da pandemia da covid-19.

Em Portugal, dezenas de entidades e concelhos do continente e arquipélagos dos Açores e da Madeira respondem anualmente ao repto da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para que os museus nacionais e da rede portuguesa criem programações especiais para estas datas, que passaram a ter uma oferta presencial e 'online'.

Visitas guiadas e temáticas a exposições, às reservas de alguns museus, espetáculos de teatro, dança, circo e música, oficinas, palestras, entre outras iniciativas, na maioria gratuitas, para todos os públicos, compõem um programa geral que soma centenas de atividades em todo o país.

As atividades inscritas para o Dia Internacional dos Museus podem ser consultadas na página 'online' da DGPC.

Leia Também: "Vivam os museus". Santos Silva enaltece "lugares de memória"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório