Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Cidade letã partilha Capital da Cultura em 2027 com cidade portuguesa

A cidade de Liepaja, na Letónia, vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027, partilhando o título com um município português que ainda está por definir.

Cidade letã partilha Capital da Cultura em 2027 com cidade portuguesa
Notícias ao Minuto

11:33 - 13/05/22 por Lusa

Cultura Mariya Gabriel

A decisão foi anunciada esta semana pelo painel de peritos das Capitais Europeias da Cultura, levando a comissária europeia do setor, Mariya Gabriel, a afirmar que "no contexto da guerra de agressão russa contra a Ucrânia, as Capitais Europeias da Cultura se tornam cada vez mais relevantes", sendo representativas da vontade de "criar uma união entre os povos defendendo os valores da paz, solidariedade, liberdade de expressão e respeito pelo outro".

Liepaja vai assim tornar-se na segunda cidade letã a assumir o título de Capital Europeia da Cultura, depois da capital Riga, em 2014.

Na Letónia, nove cidades apresentaram candidaturas até junho de 2021, tendo havido uma seleção de quatro finalistas em julho desse ano.

Em Portugal, 12 cidades concorreram, até novembro do ano passado, tendo as quatro finalistas (Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada) sido reveladas em março.

Os quatro projetos terão de entregar a segunda versão dos seus dossiês de candidatura ('bid book') até 21 de outubro.

Segue-se a realização de audiências e visitas de membros do júri às cidades selecionadas.

A cidade portuguesa escolhida para receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 será anunciada entre o final de 2022 e o início de 2023.

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa comunitária, que teve início em 1985 e tem como objetivo promover anualmente a dinamização cultural e a qualidade de vida de diferentes cidades da Europa.

No passado, três cidades portuguesas receberam o título de Capital Europeia da Cultura: Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório