Depois da portuguesa MARO se qualificar para a final da Eurovisão, a segunda meia-final terminou esta quinta-feira com mais dez países a carimbarem o acesso à final, que se realiza no sábado, dia 14 de maio.
Qualificaram-se as canções da Bélgica, República Checa, Azerbaijão, Polónia, Finlândia, Estónia, Austrália, Suécia, Roménia e Sérvia (a ordem dos finalistas escolhidos é aleatória, já que não são reveladas pontuações nas semifinais).
Além de Portugal, avançaram na primeira semifinal de terça-feira as canções da Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Ucrânia, Moldávia e Países Baixos.
O festival deste ano ocorre em Turim, Itália, depois da vitória em 2021 dos Måneskin, em Roterdão.
Além de Portugal e dos restantes 19 países que tiveram de passar pelas meias-finais, têm presença garantida na final os 'Big Five' da Eurovisão: França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália. No total, atuam no sábado 25 países.
A música da Ucrânia, 'Stefania', dos Kalush Orchestra, é considerada a grande favorita à vitória do festival, com a guerra a causar uma onda de solidariedade e apoio à canção ucraniana. Segundo o site Eurovisionworld.com, que recolhe informação de várias casas de apostas, o tema lidera nas probabilidades de vitória com 57%.
'Saudade Saudade' venceu o Festival da Canção em março, depois de ter sido a canção mais votada, tanto pelo júri regional como pelo público na final do concurso.
MARO sucedeu aos Black Mamba na representação portuguesa na Eurovisão.
Leia Também: 'Saudade, Saudade'. Eis a atuação que levou MARO (e Portugal) à final