Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

MARO segue em frente e vai à final da Eurovisão com 'Saudade, Saudade'

Final está marcada para sábado, dia 14 de maio.

MARO segue em frente e vai à final da Eurovisão com 'Saudade, Saudade'
Notícias ao Minuto

22:07 - 10/05/22 por Hélio Carvalho

Cultura Eurovisão

A canção da portuguesa MARO, 'Saudade, Saudade', vai à final da Eurovisão, depois de ter sido escolhida pelo público internacional como uma das melhores músicas da primeira semifinal do festival.

A par de Portugal, avançam também as canções da Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Ucrânia, Moldávia e Países Baixos (a ordem dos finalistas escolhidos é aleatória, já que não são reveladas pontuações nas semifinais).

A Eurovisão deste ano ocorre em Turim, Itália, depois da vitória dos Måneskin em 2021, em Roterdão. A segunda meia-final decorrerá na próxima quinta-feira, dia 12 de maio, e a final está marcada para o sábado, dia 14 de maio.

MARO atuou acompanhada por um coro feminino, tal como o tinha feito na final do Festival da Canção, que integra Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas.

Na segunda meia-final, sobem a palco as músicas de 18 países: Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, São Marino, Austrália, Chipre, Irlanda, Macedónia do Norte, Estónia, Roménia, Polónia, Montenegro, Bélgica, Suécia e República Checa.

Além de Portugal e dos países que passaram esta terça-feira, têm presença garantida na final os 'Big Five' da Eurovisão: França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália. No total, atuam no sábado 25 países.

A música da Ucrânia, 'Stefania', dos Kalush Orchestra, é considerada a grande favorita à vitória do festival, com a guerra a causar uma onda de solidariedade e apoio à canção ucraniana. Segundo o site Eurovisionworld.com, que recolhe informação de várias casas de apostas, o tema lidera nas probabilidades de vitória com 49%.

'Saudade Saudade' venceu o Festival da Canção em março, depois de ter sido a canção mais votada, tanto pelo júri regional como pelo público na final do concurso. 

MARO sucedeu aos Black Mamba na representação portuguesa na Eurovisão.

[Notícia atualizada às 22h35]

Leia Também: Previsão do Spotify aponta o vencedor da Eurovisão. E não é Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório