Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Quem ganhou? Eis todos os vencedores da 94.ª edição dos Óscares

Fique com a lista dos vencedores da cerimónia que decorreu esta madrugada em Hollywood.

Quem ganhou? Eis todos os vencedores da 94.ª edição dos Óscares
Notícias ao Minuto

05:21 - 28/03/22 por Lusa

Cultura Óscares

'Coda' conquistou o Óscar de Melhor Filme, na 94.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood, que decorreu esta noite em Los Angeles. Estava nomeado para Melhor Filme, com "O Poder do Cão", "Belfast", "Não olhem para cima", "Conduz o meu carro", "King Richard: Para além do jogo", "Duna", "Licorice Pizza", "West Side Story" e "Nightmare Alley -- Beco das Almas Perdidas".

Na contagem final, "Dune" revelou-se o filme mais premiado da noite, mas fora das principais categorias. Das dez nomeações, conquistou seis óscares: Melhor Cinematografia, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Som, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte.

A cineasta neozelandesa Jane Campion recebeu o Óscar de Melhor Realização por "O Poder do Cão", o único obtido pelo seu filme, uma produção Netflix, que reunia 12 nomeações, o maior número desta edição dos Óscares.

"Belfast", de Kenneth Branagh, e "West Side Story", a visão de Steven Spielberg do musical da Broadway e do filme de Robert Wise e Jerome Robbins, empatavam nas sete nomeações, e cada um obteve um Óscar: "Belfast", Melhor Argumento Original (Kenneth Branagh), e "West Side Story", Melhor Atriz Secundária (Ariana DeBose).

A produção japonesa "Conduz o meu carro", de Ryusuke Hamaguchi, estava nomeada para quatro Óscares - Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Filme Internacional e Melhor Argumento Adaptado -, conquistando apenas o de Melhor Filme Internacional.

"Flee - Em Fuga", de Jonas Poher Rasmussen, uma longa-metragem de animação que aborda a realidade dos refugiados, era candidata nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Documentário e Melhor Filme de Animação, não obtendo qualquer prémio.

Sem óscares saíram também da cerimónia "Nightmare Alley -- Beco das Almas Perdidas", de Guillermo del Toro, e "Não olhem para cima", Adam McKay, que somavam quatro nomeações, e "Licorice Pizza", de Paul Thomas Anderson, que tinha três.

"Summer Of Soul", de Ahmir Khalib Thompson (Questlove), que recorda o Festival Cultural de Harlem de 1969, que reuniu protagonistas da música negra como Stevie Wonder, Mahalia Jackson e Sly and the Family Stone, conquistou o Óscar Melhor Documentário em longa-metragem.

O designer luso-canadiano Luís Sequeira estava nomeado para o Óscar de Melhor Guarda-Roupa, pelo filme "Nightmare Alley", de Guillermo del Toro, mas o prémio foi entregue a Jenny Beavan, por "Cruella".

Os óscares de melhores atores foram para Will Smith, pelo desempenho no filme "King Richard: Para além do jogo", e Jessica Chastain, por "Os Olhos de Tammy Faye" - filme que arrecadou duas estatuetas, com Melhor Caracterização.

Os vencedores contam também com "Encanto", de Jared Bush, Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação, e "The Windshield Wiper", como Melhor Curta-metragem de Animação.

Billie Eilish e Finneas O'Connell conseguiram o Óscar de Melhor Canção Original com "No Time to Die", a 'canção-tema' de "Sem Tempo Para Morrer", o mais recente filme da saga 007.

Os outros óscares foram para "The Long Goodbye", Melhor Curta-Metragem, e "The Queen of Basketball", Melhor Documentário em Curta-metragem.

Os 50 anos do primeiro filme da saga "O Padrinho", de Francis Ford Coppola, foram evocados pelo realizador. O filme foi, na altura, distinguido com três Óscares: Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando, que o recusou) e Melhor Argumento Adaptado.

A presença de Liza Minnelli, este ano, no anúncio de Melhor Filme, remeteu igualmente para "Cabaret", outra produção de 1972 premiada pela Academia: oito Óscares, entre os quais de Melhor Realização (Bob Fosse), Melhor Atriz (Liza Minnelli) e Melhor Banda Sonora Original (Ralph Burns).

A 94.ª cerimónia dos Óscares decorreu esta noite, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação de Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes.

Durante a cerimónia, foi cumprindo um minuto de silêncio de apoio ao povo da Ucrânia, com apelo à ajuda humanitária.

Fique com a lista completa:

Melhor Filme

"CODA - No Ritmo do Coração"

Melhor Realização

Jane Campion -- "O Poder do Cão"

Melhor Atriz

Jessica Chastain -- "The Eyes of Tammy Faye"

Melhor Ator

Will Smith -- "King Richard"

Melhor Ator Secundário

Troy Kotsur -- "CODA - No Ritmo do Coração"

Melhor Atriz Secundária

Ariana DeBose -- "West Side Story"

Melhor Argumento Original

"Belfast"

Melhor Argumento Adaptado

"CODA - No Ritmo do Coração"

Melhor Cinematografia

"Dune"

Melhor Montagem

"Dune"

Melhor Filme Internacional

"Drive my Car"

Melhor Documentário em Longa-metragem

"Summer of Soul"

Melhor Documentário em Curta-metragem

"The Queen of Basketball"

Melhor Filme de Animação

"Encanto"

Melhor Curta-metragem de Animação

"The Windshield Wiper"

Melhor Curta-metragem

"The Long Goodbye"

Melhor Banda Sonora Original

"Dune" - Hans Zimmer

Melhor Canção Original

"No Time to Die" -- ("No Time to Die")

Melhor Direção de Arte

"Dune"

Melhor Guarda-Roupa

"Cruella"

Melhores Efeitos Especiais

"Dune"

Melhor Som

"Dune"

Melhor Caracterização

"The Eyes of Tammy Faye"

Leia Também: AO MINUTO: Dune vence a noite, O Poder do Cão perde e CODA surpreende

Recomendados para si

;
Campo obrigatório