Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal regressa aos palcos da Eurovisão em 10 de maio

A música que vencer o Festival da Canção, a 12 de março, irá atuar na primeira semifinal.

Portugal regressa aos palcos da Eurovisão em 10 de maio
Notícias ao Minuto

09:25 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Eurovisão

Portugal vai atuar na primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção, que acontece a 10 de maio, segundo ditou o sorteio realizado na terça-feira no Palazzo Madama, em Turim. O festival regressa a Itália após a banda Maneskin ter levado para o país o troféu pela terceira vez, com o tema 'Zitti e Buoni'.

Este ano irão estar em concurso 36 países, divididos por duas semifinais (em 10 e 12 de maio) e uma final (em 14 de maio).

A música que vencer o Festival da Canção, a 12 de março, irá subir a palco durante a segunda parte do certame. Na mesma semifinal concorrem ainda a Albânia, Bulgária, Eslovénia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Países Baixos, Suíça e Ucrânia na primeira parte e Arménia, Áustria, Croácia, Dinamarca, Grécia, Islândia, Noruega e Rússia também na segunda. Na primeira semifinal, além dos países em concurso, podem votar os finalistas diretos França e Itália.

Já a segunda semifinal será composta pela Austrália, Azerbaijão, Chipre, Finlândia, Geórgia, Israel, Malta, San Marino e Sérvia na primeira parte e Bélgica, República Checa, Estónia, Irlanda, Montenegro, Macedónia do Norte, Polónia, Roménia e Suécia na segunda. Nesta semifinal podem ainda votar os finalistas diretos Alemanha, Espanha e Reino Unido.

Em cada semifinal são apurados 10 países que se juntam ao ‘Big 5’ - Alemanha, Espanha, Itália, França e Reino Unido - e ao vencedor da última edição. Contudo, este ano, Itália já faz parte dos países que se qualificam automaticamente para a final.

Apesar de ainda não ter sido escolhida a música que irá representar Portugal no certame, o país surge em 15.º lugar nas casas de apostas online, com uma hipótese de vencer de 2%. Já Syro e o tema ‘Ainda nos Temos’ é apontado como o preferido a vencer o Festival da Canção. 

Leia Também: Final do Festival da Canção marcada para 12 de março em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório