Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Caminhos quer "empurrão" para se criar cluster cinematográfico no Centro

O festival Caminhos, que decorre em Coimbra, promove entre 26 e 27 de novembro o Programa Incentivar, um primeiro "empurrão" para ajudar a desenvolver um 'cluster' cinematográfico na região Centro.

Caminhos quer "empurrão" para se criar cluster cinematográfico no Centro
Notícias ao Minuto

10:47 - 18/11/21 por Lusa

Cultura Coimbra

"A nossa ideia é que os produtores possam apresentar as suas ideias aos gestores da região Centro e os gestores também vejam o potencial de acolher os projetos. É uma roda que tem de começar a andar, porque sem produções e sem projetos não há 'cluster'. Queremos aqui dar um empurrão", disse à agência Lusa Tiago Santos, da organização do festival.

Em nota de imprensa, o Caminhos realça que a região, apesar de ter uma "ampla diversidade de património", não tem sido "capaz de captar um conjunto significativo de produções cinematográficas".

O Programa Incentivar pretende contrariar essa tendência, dividindo-se em dois momentos distintos -- "Primeiro Passo" e "Encontros".

No primeiro evento, qualquer pessoa poderá propor uma história original a um conjunto de produtores de cinema que tire partido do património da região Centro.

No dia seguinte, surge uma iniciativa aberta a profissionais em que os produtores apresentam projetos em desenvolvimento e prestes a entrar em rodagem aos municípios da região, uma "dupla oportunidade que poderá satisfazer produtores e municípios, munindo os produtores de investidores adicionais nas suas produções e aos autarcas de ferramentas de promoção e desenvolvimento dos seus territórios".

Para Tiago Santos, afirmar que "há um 'cluster' cinematográfico na região Centro ainda está muito longe de ser uma realidade", considerando que importa também corrigir a ausência de qualquer curso superior na área do cinema em Coimbra.

"Deveria haver uma oferta da disciplina prática para satisfazer as carências do próprio mercado na região", notou, considerando que isso também poderia ajudar a que mais produtoras se pudessem fixar na região.

O membro da organização do Caminhos considera que essa oferta deve estar interligada a um aumento de produções na região.

"Ter mais e maiores produções na região pode ajudar a fixar pessoas com formação na área e, por outro lado, ter pessoas aptas e disponíveis, pode levar à criação de produtoras delegadas que podem receber outras produções", salientou.

As inscrições para este evento estão disponíveis em www.caminhos.info/incentivar

O evento vai decorrer na Casa do Cinema de Coimbra.

Leia Também: Festival de cinema Caminhos arranca no sábado em ano cheio "de qualidade"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório