Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

'Ascensor de Sombras' de José Pedro Leite vence Prémio Natália Correia

A obra 'Ascensor de Sombras', de José Pedro Leite, venceu a primeira edição do Prémio Literário Natália Correia, promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, tendo sido atribuída uma menção honrosa a 'Ecocardiodrama', de Alberto Pereira, foi hoje divulgado.

'Ascensor de Sombras' de José Pedro Leite vence Prémio Natália Correia
Notícias ao Minuto

21:41 - 21/09/21 por Lusa

Cultura Natália Correia

'Ascensor de Sombras' é o primeiro trabalho galardoado com o prémio, criado no âmbito da celebração do centenário do nascimento da poeta micaelense, e foi selecionado entre mais de 600 obras candidatas, adiantou à Lusa fonte da Câmara Municipal.

Foi também atribuída a menção honrosa a 'Ecocardiodrama', uma decisão que o júri diz ter tomado "dada a impossibilidade de atribuir um prémio 'ex aequo'", ou seja, em situação de igualdade de direitos.

"Tendo em conta a consistência e excelência poéticas das duas obras levadas à final, reveladoras de um elevado conhecimento da natureza e da função do ato criador, a cuja alteridade é convidado o estado do mundo, morada do caos, da qual emerge uma poesia-oráculo-lugar de uma síntese não apenas agregadora, mas também salvífica, decidiu o júri atribuir o Prémio Literário Natália Correia à obra 'Ascensor de Sombras', de José Pedro Leite", indicou o júri.

Isto "pelo facto deste livro apresentar uma arte poética que propõe uma reflexão sobre a própria poesia e que inspira um novo começo para humanidade", escreve o júri.

O Prémio Literário Natália Correia "é aberto a autores de todas as nacionalidades, com obras originais e inéditas, e redigidas na língua portuguesa", e terá uma "periodicidade anual e uma alternância também anual entre a produção poética e o domínio da narrativa, ou seja, o romance e o conto", explicou a presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, na altura da sua apresentação, em janeiro.

Este primeiro ano foi dedicado à poesia.

A obra vencedora, selecionada pelos jurados Ângela Almeida, Diniz Borges, Lélia Nunes, Luís Filipe Sarmento e Vera Duarte Pina, será publicada pela autarquia, que oferece a primeira edição de 500 exemplares e um valor pecuniário de 7.500 euros.

José Pedro Leite, de 40 anos, é natural do Porto e licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa.

Tem publicados os livros de poesia 'Outros litorais' (2008); 'As mãos e o lume' (2009), vencedor do Prémio Políbio Gomes dos Santos; 'Respiração vertical' (2011), menção honrosa no Prémio Irene Lisboa, em 2013; 'O conhecimento dos vulcões' (2015); 'A invenção do verão' (2019); 'A construção dos lábios' (2020) e 'Escarpas' (2021).

Alberto Pereira, a quem foi atribuída a menção honrosa, tem 51 anos, é licenciado em Enfermagem e é natural de Lisboa.

Tem poemas traduzidos para espanhol, francês e inglês e já foi distinguido com vários prémios literários nacionais e internacionais, destacando-se o Concurso Literário Manuel António Pina -- Museu Nacional da Imprensa em 2013 e o Prémio Internacional de Poesia Glória de Sant'Anna, em 2018 e em 2020.

É autor de 'O áspero hálito do amanhã' (2008); 'Amanhecem nas rugas precipícios' (2011); 'Poemas com Alzheimer' (2013); 'O Deus que matava poemas' (2015); 'Biografia das primeiras coisas' (2016); 'Viagem à demência dos pássaros' (2017); 'Bairro de Lata' (2017); 'Como num naufrágio interior morremos' (2019) e 'Neve Interior' (2021).

Leia Também: Daniel Sampaio conta luta contra "vírus terrível" em relato pessoal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório