Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Casa da Cidadania Salgueiro Maia inaugurada a 1 de julho

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide (Portalegre), vai ser inaugurada no dia 01 de julho, num projeto que envolve um investimento global de três milhões de euros, revelou hoje a câmara municipal.

Casa da Cidadania Salgueiro Maia inaugurada a 1 de julho
Notícias ao Minuto

18:25 - 27/05/21 por Lusa

Cultura Castelo de Vide

A inauguração do espaço está agendada para as 16:30 de 01 de julho, segundo a Câmara de Castelo de Vide, que assumiu a contrapartida nacional deste investimento, cofinanciado por fundos comunitários.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia foi construída no Castelo da vila, património do Estado, e o projeto, entre outras valências, integra um núcleo museológico que homenageia o capitão de Abril.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do município, António Pita, explicou que, a 01 de julho, vai ser inaugurada a primeira fase do projeto, nomeadamente o núcleo museológico, onde foram investidos mais de 1,1 milhões de euros.

"Nós vamos abrir o museu e, para uma segunda fase, fica [a abertura de] uma loja de conveniência, uma sala de exposições, arrumos e uma parte de bar e esplanadas. O mais importante [do projeto] é inaugurado agora", explicou.

De acordo com o autarca, a segunda fase do projeto, para totalizar os três milhões de euros, está "pendente" de verbas que venham a surgir no próximo quadro comunitário de apoio.

Salgueiro Maia, natural de Castelo de Vide, expressou duas vontades em testamento. Uma foi ser sepultado naquela vila, em campa rasa, e a outra foi deixar o seu espólio ao município para que fosse objeto de musealização.

"Chegou o grande dia [inauguração]. É um imperativo de consciência pelos dois votos que Salgueiro Maia deixou em testamento", sublinhou o autarca.

Entre as peças que fazem parte do espólio do núcleo museológico figura o conhecido megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.

O espaço museológico exibe também o uniforme e o "quico" militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes a Salgueiro Maia.

Uma área com cartazes e fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate, a especialidade do militar como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional, são outras das valências da Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

De acordo com António Pita, o projeto deste espaço começou a ser idealizado em 2003 e foi concebido por Fernando António Batista Pereira.

Leia Também: Filha de Salgueiro Maia escreve carta. "Obrigada por não teres desistido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório