Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Filha de Salgueiro Maia escreve carta. "Obrigada por não teres desistido"

Covid-19 não foi esquecida pela filha do Capitão de Abril. "Vivemos tempo complicados! A pandemia continua, as restrições continuam e os desrespeitar de regras também!", escreveu na missiva.

Filha de Salgueiro Maia escreve carta. "Obrigada por não teres desistido"
Notícias ao Minuto

09:29 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto

País 25 de Abril

Catarina Salgueiro Maia, filha do Capitão de Abril Fernando Salgueiro Maia, escreveu uma carta ao pai e publicou-a, nas redes sociais, neste passado domingo, dia em que se assinalou o 47.º aniversário da Revolução dos Cravos. Na missiva, Catarina recorda a importância do 25 de Abril de 1974 e não esquece a pandemia da Covid-19 que atravessamos. 

"Meu Pai, cá estamos nós novamente a celebrar aquele dia mágico! Cá estou eu, a chata do costume, a escrever-te!", começou por escrever. 

Depois, contou: "Esta semana falei com um grupo maravilhoso de crianças e jovens sobre o 25 de Abril e fiquei encantada com o interesse deles. Fiquei tão feliz por saber que há, mesmo a 2000 quilómetros de Portugal, professores que fazem questão que as gerações futuras deem valor ao que vocês conquistaram naquele dia". Catarina Salgueiro Maia, que vive no Luxemburgo, revelou ainda que, no final do encontro, pediu aos presentes "para lembrarem Abril todos os dias e não deixarem que a memória se apague".

"Porque esta é a minha mágoa! Ver os cravos ao alto nesta altura e os ideais esquecidos o resto do ano. Ver pessoas a celebrarem Democracia quando, ao longo da vida, impõem ditaduras", sublinhou a jovem. 

E, descreveu ainda Catarina ao pai, que "vivemos tempo complicados". A Covid-19 é ainda uma realidade, "as restrições continuam e os desrespeitar de regras também", considerou, contando ainda a Salgueiro Maia que os seus "netos começaram os auto-testes na escola para que não tenhamos que fechar novamente". "Mas continuam as festas clandestinas onde põem em risco não só a própria saúde como a de todos com que se vão cruzar nos dias seguintes. Estivemos muito tempo com os centros de cultura fechados, negócios fechados e limitados porque alguns se acham acima da lei", desabafou.

Catarina Salgueiro Maia recorda a Revolução e a importância desta e de homens como o seu pai na História de Portugal. "Tu sabes o quanto foi importante para nós aquela viagem a Lisboa. Vocês sabiam que algo tinha de mudar. Que os pais não mereciam perder os filhos tão novos! Que Portugal não poderia continuar isolado e que a liberdade não poderia continuar aprisionada! Vocês sabiam que era 'agora ou nunca' mesmo pondo as vossas vidas em risco!", escreveu, recordando que aqueles homens "deixaram mulheres, pais, filhos em casa apreensivos e foram para a 'frente de batalha' enquanto outros ficaram no quentinho e se autointitularam heróis atrás de mentiras".

E terminou com um agradecimento. "A todos os que não cruzaram os braços, a todos os que desobedeceram e lutaram por nós, a todos os que vivem sobre os ideais de Abril... MUITO OBRIGADA! A ti, meu Rei, obrigada por nunca teres desistido, obrigada por nunca teres mudado após o 25 de Abril". 

Leia Também: Vasco Lourenço diz que reforma pode "acabar de vez com as Forças Armadas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório