Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Câmara da Covilhã concede apoio de 120 mil euros às companhias de teatro

A Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, aprovou hoje por unanimidade conceder um apoio global de cerca 120 mil euros às companhias de teatro profissional do concelho, de modo a ajudar assegurar a atividade das mesmas.

Câmara da Covilhã concede apoio de 120 mil euros às companhias de teatro
Notícias ao Minuto

13:09 - 07/05/21 por Lusa

Cultura Teatro

Os apoios são atribuídos ao Teatro das Beiras, à Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã, à ASTA - Associação de Teatro e outras Artes e ao TeatrUbi - Associação Cultural.

No final da sessão privada do executivo, o presidente da autarquia, Vítor Pereira, explicou que a decisão surge em consonância com a resolução da Direção-Geral das Artes de adiar o novo ciclo de concursos para 2022 e prorrogar os contratos que tinha estabelecidos, face à situação pandémica.

O autarca lembrou ainda a importância de apoiar estas companhias, numa altura em que o setor e os seus profissionais têm sido fortemente afetados pela pandemia e que foram obrigados a várias paragens.

"Não nos podemos esquecer que estamos a falar de companhias de teatro profissionais, que têm encargos fixos, que têm trabalhadores, que têm contratos de trabalho, que têm obrigações da mais variada natureza e que, infelizmente, não puderam exercer a sua função e ter o retorno que costumam ter", apontou.

Deste modo, ao Teatro das Beiras será concedido um apoio de 48.000 euros, à ASTA 36.000, à Quarta Parede 30.00 e ao TeatrUbi 4.250 euros.

Leia Também: Governo acusado de gastar milhões em comboios com velocidade do séc. XIX

Recomendados para si

;
Campo obrigatório