Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Roberto Benigni recebe Leão de Ouro de carreira em Veneza

O ator e realizador italiano Roberto Benigni vai receber o Leão de Ouro de carreira do Festival de Cinema de Veneza, em setembro, em Itália, foi hoje anunciado.

Roberto Benigni recebe Leão de Ouro de carreira em Veneza
Notícias ao Minuto

13:40 - 15/04/21 por Lusa

Cultura Leão de Ouro

Roberto Benigni, 68 anos, é "uma figura de referência inigualável e sem precedentes no panorama das artes performativas italianas", que se destacou desde a estreia "pela abordagem inovadora e irreverente às regras e tradições", sublinhou o diretor do festival, Alberto Barbera, justificando a escolha do prémio de carreira.

Benigni, que sobressai no domínio da comédia, começou o percurso artístico nos anos 1970, no teatro e na televisão. Na altura, no pequeno ecrã, entrou na série "Onda Libera", suspensa por causa de um momento escatológico alvo de censura, e "L'altra domenica".

No final daquela década estreou-se no cinema como ator, no filme "Berlinguer, I love you" (1977), de Bertolucci. "Tu mi turbi", de 1983, representa a estreia de Benigni como realizador e regista a entrada em cena da atriz Nicoletta Braschi, companheira de vida e protagonista de outros filmes que rodou.

Para o festival de Veneza, Roberto Benigni brilha em todos os registos, seja no teatro, cinema ou televisão, "graças à sua exuberância e impetuosidade, à forma generosa com que se relaciona com o público e à alegria apaixonada, que é talvez a mais original imagem de marca da sua obra".

"A vida é bela", filme que rodou e interpretou em 1997, versando sobre o Holocausto, será um dos melhores exemplos desta descrição do festival de Veneza.

No filme, Benigni interpreta um judeu que recorre a todas as estratégias imaginativas para proteger e iludir o filho dos horrores de um campo de concentração nazi, um papel que lhe valeu um rol de prémios internacionais, entre os quais o grande prémio do júri de Cannes e o Óscar de melhor ator.

O festival de Veneza recorda que "A vida é bela" ainda é o filme mais popular do cinema italiano, somando 9,7 milhões de espectadores.

Federico Fellini, Jim Jarmusch, Woody Allen e Matteo Garrone são três dos realizadores com quem Benigni também trabalhou como ator.

A 76.ª edição do festival de Veneza decorrerá de 01 a 11 de setembro.

Leia Também: Compositora Kaija Saariaho venceu Leão de Ouro de música em Veneza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório