Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Obra de arte digital vendida em leilão por valor recorde de 58,4 milhões

Uma "colagem digital" do artista Beeple foi vendida na quinta-feira em leilão através da internet por 69,4 milhões de dólares (58,4 milhões de euros), valor recorde para obras não físicas. 

Obra de arte digital vendida em leilão por valor recorde de 58,4 milhões
Notícias ao Minuto

07:00 - 12/03/21 por Lusa

Cultura Arte

Segundo a leiloeira Christie's, 22 milhões de pessoas assistiram ao final da licitação, em que participaram compradores de 11 países, culminando na milionária venda de "Todos os dias: os primeiros 5.000 dias", uma colagem de fotografias tiradas pelo artista desde maio de 2007 ao longo de 5.000 dias. 

O valor arrecadado coloca Beeple como "um dos três mais valiosos artistas vivos", disse a Christie's, que não divulgou a identidade do comprador.

Segundo a leiloeira, este foi o primeiro grande leilão de uma obra digital certificada com um "token" não-fungível (NFT, na sigla inglesa), e também a primeira vez em que foi usada cripto-moeda para pagar a obra adquirida.  

Reagindo ao resultado do leilão, Beeple - cujo verdadeiro nome é Mike Winkelmann - celebrou o uso dos NFT, que recorrem à tecnologia Blockchain, na autenticação e coleccionismo de arte.  

"Acredito que estamos a testemunhar o início do próximo capítulo da história da arte, a arte digital", disse o artista.

A comercialização de obras com NFTs tem vindo a disseminar-se rapidamente nos Estados Unidos, onde artistas estão disponibilizar obras autenticadas com estes "tokens", caso da banda Kings of Leon com o seu mais recente álbum.

Recentemente, uma empresa de "Blockchain" comprou uma obra do famoso artista britânico Banksy, destruiu-a, e depois colocou à venda uma versão digital com NFT. 

O próprio fundador do Twitter, Jack Dorsey, está a leiloar a seu primeira mensagem nesta rede, tendo recebido uma oferta de 2,5 milhões de dólares (2 milhões de euros), comprometendo-se a usar receitas em ações de beneficência.

Leia Também: Dupla de 'The Wire' regressa a Baltimore para nova série

Recomendados para si

;
Campo obrigatório