Panteão, Jerónimos e Torre de Belém com direções reconduzidas

As responsáveis pela direção do Panteão Nacional, Maria Isabel Fonseca Melo, e do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, Isabel Maria Sarmento Moniz, foram reconduzidas nos cargos destes monumentos em Lisboa, segundo o Diário da República.

Rui Veloso, João Gil e Luís Represas querem Eusébio no Panteão

© Global Imagens

Lusa
04/02/2014 15:15 ‧ 04/02/2014 por Lusa

Cultura

Lisboa

No conjunto de despachos hoje publicados sobre a nomeação de vários diretores de museus e monumentos do país, na sequência de concursos públicos realizados, estão as nomeações das duas responsáveis, que já ocupavam anteriormente os cargos.

As nomeações são feitas para comissões de serviço pelo período renovável de três anos.

Maria Isabel Fonseca Melo irá continuar a liderar a direção do Panteão Nacional.

A responsável, cuja formação académica, em design de mobiliário, foi feita sobretudo na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, iniciou o percurso profissional no Palácio Nacional de Queluz em 1986.

Desempenhou também funções no 1994/97 --- Inicia funções no Instituto Português de Museus (1994/97) e depois no Instituto Português do Património Arquitetónico até 1999.

Maria Isabel Fonseca Melo assumiu funções na direção do Panteão em 2007, tendo sido várias vezes reconduzida no cargo.

No despacho sobre a nomeação de Isabel Maria Sarmento Moniz para a direção do diretor do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, também em resultado do concurso público, indica-se que começou, em 1984, como conservadora dos dois monumentos nacionais com responsabilidade de direção, e desde então tem sido reconduzida no cargo.

Também em DR é hoje publicado um despacho com a nomeação de Teresa da Paz Miranda Mourão para o cargo de chefe da Divisão de Museus e Credenciação do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), onde estava em regime de substituição, desde novembro de 2012.

Foi anteriormente técnica superior do antigo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR) e do Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR), que o antecedeu, cujos serviços foram integrados na atual DGPC.

Licenciada em História, na variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui um mestrado em Museologia e Património Cultural pela mesma faculdade.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas