Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Prémio de Conto Manuel da Fonseca atribuído a 'Contos de Macau'

A obra 'Contos de Macau', da autoria de João Morgado, venceu a 13.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, foi hoje divulgado.

Prémio de Conto Manuel da Fonseca atribuído a 'Contos de Macau'
Notícias ao Minuto

18:00 - 29/09/20 por Lusa

Cultura Prémios

A cerimónia de entrega do prémio ao vencedor, que assinou sob o pseudónimo 'Liang', está marcada para o dia 17 de outubro na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.

A obra vencedora foi escolhida por unanimidade pelo júri, constituído pelo secretário-geral da Associação Portuguesa de Escritores, Luís Machado, presidente da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Manuel Frias Martins, e pelo ensaísta e crítico literário, Miguel Real.

O primeiro prémio do concurso recebe um valor pecuniário de quatro mil euros e a obra será editada, no próximo ano, pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Segundo o júri, trata-se de "uma obra de grande lirismo. As narrativas dos vários contos deixam transparecer uma elevada qualidade estética e um excelente domínio da linguagem. A atmosfera da cultura oriental está muito bem representada, seduzindo a atenção do leitor".

De acordo com o município, em comunicado, João Morgado nasceu em 1965, na Covilhã, é poeta e romancista, doutorado em Comunicação na Universidade da Beira Interior e foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral.

"Autor premiado nas áreas do romance, poesia e conto, foi na literatura que se afirmou com os romances 'Diários dos Infiéis' e 'Diário dos Imperfeitos'", acrescentou.

O Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, de caráter bienal, procura distinguir uma coletânea de contos originais, escritos em língua portuguesa, por autor natural de qualquer país que integre a comunidade lusófona.

Este ano, segundo a autarquia, foram admitidos a concurso 96 obras literárias originais de autores lusófonos, verificando-se um acréscimo em relação a 2018 em que concorreram 19 trabalhos.

O júri deliberou atribuir duas menções honrosas às obras "O eterno ciclo da vida ao ritmo das estações do ano: contos didáticos", da autoria de António Gonçalves Ventura, pseudónimo Simão Alves Cabral, e "A pele é um incêndio", da autoria de Maria Teresa T.G. Branco, sob pseudónimo A. Branco.

O Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, instituído em 1995, presta homenagem a um "grande escritor" e "figura incontornável da literatura portuguesa".

Manuel Lopes Fonseca (1911-1993), conhecido no mundo das letras como Manuel da Fonseca, foi poeta, contista, romancista e cronista.

Deixou obras como os romances 'Cerromaior' (1943) e 'Seara de Vento' (1958), vários volumes de poesia e também de contos, como 'O Anjo no Trapézio' (1968) ou 'O Fogo e as Cinzas' (1953).

Nas suas obras, marcadas pela intervenção social e política, relatou a dureza da vida no Alentejo, realidade que lhe era próxima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório