Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Mostra de Cinema de São Paulo terá pelo menos três produções portuguesas

Pelo menos três filmes portugueses vão ser exibidos na 44.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, um dos eventos culturais mais tradicionais do Brasil, que neste ano será 'online' devido à pandemia de covid-19, confirmou hoje a organização.

Mostra de Cinema de São Paulo terá pelo menos três produções portuguesas
Notícias ao Minuto

19:48 - 10/08/20 por Lusa

Cultura Festival

As produções portuguesas selecionadas são 'A Herdade' (2019), de Tiago Guedes, 'Mosquito' (2020), de João Nuno Pinto, e 'Ordem Moral' (2020), de Mário Barroso, todos produzidos pela Leopardo Filmes.

'A Herdade' iniciou o seu já longo percurso internacional na Competição do Festival de Veneza, Itália, em setembro de 2019, seguindo-se de imediato o Festival Internacional de Cinema de Toronto, Canadá.

O filme de Tiago Guedes, protagonizado por Albano Jerónimo e Sandra Faleiro, foi também selecionado para cerca de duas dezenas de festivais. Foi também o filme português candidato a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Internacional na corrida aos Óscares e candidato a uma nomeação na categoria de Melhor Filme Ibero-americano.

A produção 'Mosquito', de João Nuno Pinto, protagonizado pelo ator João Nunes Monteiro, foi o filme de abertura do Festival de Cinema de Roterdão, Países Baixos, no início deste ano. A partir daí tem percorrido vários festivais, do Luxemburgo à Índia.

O filme acaba de receber a Menção Especial do Júri no Burgas Film Festival, na Bulgária.

Para além da Seleção Oficial da Mostra de São Paulo, agora divulgada, Mosquito foi selecionado para festivais em Itália, Lituânia e Croácia.

Já o filme 'Ordem Moral' marca o regresso de Mário Barroso à realização. O filme é protagonizado por Maria de Medeiros, no papel de Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e proprietária do Diário de Notícias, uma mulher livre que lutou arduamente contra uma campanha moralista e punitiva que lhe foi movida na sequência da sua fuga com Manuel Claro, antigo 'chauffeur' da sua casa.

O filme estrear-se-á em Portugal em 10 de setembro e em França em 30 de setembro.

A programação completa da 44.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Brasil, ainda não está disponível e deverá ser conhecida em setembro, segundo os organizadores do evento. O evento acontecerá entre os dias 22 de outubro e 04 de novembro.

O processo de inscrição aberto aos realizadores interessados em participar encerrou no dia 07 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório