Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Locarno. Três coproduções portuguesas na competição de curtas do festival

Três curtas-metragens, com coprodução portuguesa, foram selecionadas para a competição do Festival de Cinema de Locarno, em agosto na Suíça, e que este ano sofre alterações por causa da covid-19.

Locarno. Três coproduções portuguesas na competição de curtas do festival
Notícias ao Minuto

13:47 - 13/07/20 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com a programação de curtas-metragens hoje anunciada, a competição internacional apresenta 31 filmes a concurso, entre os quais 'An act of affection', do vietnamita Viet Vu, feito no âmbito do programa europeu de formação DocNomads, no qual está envolvida a Universidade Lusófona.

Na competição de produções suíças estão também duas coproduções portuguesas: 'Espíritos e rochas: Um mito açoriano', de Aylin Gokmen, rodado nos Açores, e 'Nha Mila', filme da realizadora portuguesa Denise Fernandes, coproduzido pela O Som e a Fúria.

Este ano o festival não acontecerá nos moldes habituais, por causa da covid-19, tendo a organização transformado esta edição num formato digital e com o título 'For the Future of Films' ('Pelo futuro dos filmes').

A seleção de curtas-metragens em competição será mostrada 'online' entre 05 e 15 de agosto, mas está prevista exibição em sala em Locarno e Muralto.

Nesta edição especial de Locarno acontecerá também o programa 'The Films After Tomorrow' ('Os Filmes Depois de Amanhã'), que pretende apoiar "realizadores que foram forçados a parar de trabalhar por causa da pandemia".

Neste programa há quatros projetos cinematográficos com produção portuguesa: 'Selvajaria', de Miguel Gomes, 'Eureka', de Lisandro Alonso, 'When the waves are gone', de Lav Diaz, e 'Far West', de Pierre-François Sauter.

Para a edição deste ano de Locarno foi criado ainda o projeto 'Padrinhos & Madrinhas', no qual 14 realizadores apoiarão novos talentos do cinema numa programação de conversas e debates. Entre os 14 realizadores convidados estão João Pedro Rodrigues e a dupla luso-suíça Sérgio da Costa e Maya Kosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório