Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Instituto cultural desconhece pormenores sobre 'Hollywood' do Oriente

O Instituto Cultural (IC) de Macau disse à Lusa desconhecer os pormenores sobre um novo projeto que quer transformar Macau na sede internacional da "Hollywood do Oriente".

Instituto cultural desconhece pormenores sobre 'Hollywood' do Oriente
Notícias ao Minuto

06:17 - 29/06/20 por Lusa

Cultura Macau

"O Instituto Cultural não possui informações pormenorizadas sobre o programa em questão", apontou, em resposta à agência Lusa.

Ainda assim, o IC frisou estar "muito entusiasmado com a existência de projetos culturais em diferentes áreas, favorecendo a formação de diferentes tipos de talentos culturais e o desenvolvimento do mercado, e desempenhando um determinado papel na promoção do desenvolvimento das indústrias culturais e criativas locais".

O projeto foi anunciado na semana passada em Langfang, China, e é copatrocinado por mais de 100 artistas da indústria chinesa de entretenimento do cinema e da televisão, entre eles o ator Jackie Chan.

O objetivo é seguir o modelo norte-americano de Hollywood e indiano de Bollywood, desta feita para reforçar a competitividade internacional daquele que é "o segundo maior mercado de filmes do mundo", a China, anunciou o líder do grupo que quer liderar o investimento, Wang Haige.

O projeto, 'batizado' de Mollywood, será "incorporado a outro 'cluster' da indústria cultural com o valor de centenas de mil milhões de dólares no futuro para o desenvolvimento diversificado de Macau", pode ler-se numa nota publicada na Business Wire, uma empresa norte-americana que opera no negócio de distribuição de informação comercial.

O Presidente do Mollywood Group, Wang Haige, sublinhou que o facto de a empresa estar registada em Hengqin e fixar a sua sede internacional em Macau lhe permite beneficiar das "vantagens de recursos dos dois locais, tanto para o mercado doméstico quanto para o mercado internacional".

Por outro lado, afirmou que o projeto abrange campos como produção e distribuição de filmes e televisão, indústria da música, inteligência artificial, 'marketing' e publicidade de entretenimento, 'e-commerce', exposições criativas, entretenimento de moda e formação de talentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório