Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Livraria Lello escreve carta aberta a J.K. Rowling e deixa convite

A autora revelou recentemente que, ao contrário do que se pensava até agora, a livraria não tinha servido de inspiração à saga Harry Potter.

Livraria Lello escreve carta aberta a J.K. Rowling e deixa convite
Notícias ao Minuto

18:14 - 30/05/20 por Sara Gouveia

Cultura J.K. Rowling

'Alguém que Nunca Visitou a Livraria Lello... (Mas Gostaria de o ter Feito)', é o título da carta aberta escrita pela administração da livraria mais famosa da cidade do Porto a uma das escritoras mais famosas do mundo. Mais de uma semana depois de J.K. Rowling ter partilhado nunca ter sequer entrado na livraria Lello, quando mais tê-la usado como inspiração nos seus livros da saga Harry Potter, a Lello resolveu agradecer-lhe e fazer-lhe um convite.

O texto começa por lembrar palavras do escritor Umberto Eco, que sublinha que "a literatura implica um pacto ficcional que se traduz na aceitação por parte do leitor de uma verdade que ultrapassa a própria realidade da escrita" e segue fazendo alusão ao facto de o rumor não se ter confirmado.

Mas, recordam, "ao visitar a Livraria Lello, milhões de leitores de J.K. Rowling descobriram também o universo de Harry Potter e ninguém os pode impedir desse espanto mágico", por isso, agradecendo a simpatia da escritora britânica ao reconhecer "que a Livraria é muito bonita" e recordando a sua confissão de que "desejaria tê-la visitado" convidam-na "a cumprir esse desejo recíproco com o mesmo espírito com que a cidade de Liverpool recebeu os Beatles depois de eles se terem tornado famosos em Londres".

"Embora Tchaikovsky nunca tenha passado pelo Porto, sabemos que J.K. Rowling ouviu muito a sua música quando viveu na nossa cidade. Não será, por isso, excessivo concluir que o Tchaikovsky que a partir de agora se ouvirá na Livraria Lello às cinco da tarde continuará a inspirar quem sonha com Hogwarts na famosa escadaria da livraria", pode ler-se ainda.

"Obrigada J.K. Rowling", termina a missiva, recordando o compromisso de continuarem "o pacto ficcional proposto por Eco".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório