Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Quinta edição do DDD -- Festival Dias da Dança foi cancelada

A quinta edição do DDD - Festival Dias da Dança, organizada pelas câmaras do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, foi hoje cancelada devido "à situação de pandemia e às recentes medidas adotadas pelo Governo", anunciou a organização.

Quinta edição do DDD -- Festival Dias da Dança foi cancelada
Notícias ao Minuto

20:35 - 18/03/20 por Lusa

Cultura Covid-19

Este evento, que deveria decorrer entre os dias 18 de abril e 03 de maio, tinha agendado mais de 20 espetáculos nacionais e internacionais em teatros e auditórios, criações em espaços públicos, uma semana de programadores, 'workshops', conferências e festas.

"A decisão, tomada em conjunto com os organizadores e parceiros do festival, assenta na consciência de que vivemos - e continuaremos a viver nos tempos mais próximos - uma situação de exceção, na qual a segurança das populações deve ser a máxima prioridade", lê-se numa nota publicada no 'site' da Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto.

Além das questões de segurança, as recentes medidas de combate à Covid-19 levantaram obstáculos logísticos, desde restrições de vistos, condicionamentos às viagens de companhias internacionais - oriundas de Itália, Alemanha, Coreia do Sul ou Filipinas -, ao encerramento de equipamentos locais onde vários artistas e companhias nacionais estariam, ao longo das próximas semanas, em processo de criação de novas obras a estrear no festival, salienta a nota.

A organização do festival tudo fará, "na medida das suas possibilidades e em articulação com os artistas e companhias envolvidas", para garantir que as atividades previstas para este período sejam reagendadas, designadamente na edição do DDD - Festival Dias da Dança de 2021, adianta.

"Deste modo, a organização do festival declara estar profundamente empenhada em honrar, na máxima dimensão possível, os compromissos contratualmente assumidos e os custos efetivamente suportados até à data pelas companhias e artistas afetadas por este cancelamento", refere.

Na nota, a organização revelou que a edição de 2021 realizar-se-á de 17 de abril a 02 de maio.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira. O número de mortos no país subiu para dois.

Dos casos confirmados, 553 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

O boletim divulgado pela DGS assinala 5.067 casos suspeitos até hoje, dos quais 351 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 6.852 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Atualmente, há 24 cadeias de transmissão ativas em Portugal, mais cinco do que na terça-feira.

A Assembleia da República aprovou hoje o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório