Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

World Press Photo: Uma destas seis imagens vai ser Foto do Ano

O mais importante concurso internacional de fotojornalismo está prestes a identificar as melhores imagens de 2019.

Notícias ao Minuto

19:15 - 02/03/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Cultura World Press Photo

Já são conhecidas as finalistas dos prémios mais prestigiados de fotografia de jornalistas. Na galeria acima estão as nomeadas na principal categoria desta competição - a World Press Photo of the Year ou Fotografia do Ano.

A categoria está este ano marcada pela representação de situações que envolvem, na sua maioria, jovens, como a imagem do fotógrafo alemão Farouk Batiche, de um protesto antigovernamental em Argel, e de Ivor Prickett, fotografo do The New York Times, que mostra a visita da namorada a um soldado internado com queimaduras graves num hospital de Al-Hasakah, na Síria.

o polaco Tomek Kaczor, da Gazeta Wyborcza, retratou uma adolescente arménia de 15 anos que acordou de um estado catatónico num campo de refugiados, na Polónia. Yasuyoshi Chiba, da Agência France-Presse, mostra, por sua vez, um jovem iluminado por luzes de telemóvel, que recita poesia durante uma falha de energia geral, no Sudão.

São também candidatas as imagens de Mulugeta Ayenefotojornalista da Associated Press, que mostra o desespero de um familiar de uma vítima do acidente de avião do Boeing 737, da companhia aérea da Etiópia, ocorrido em março do ano passado, assim como a fotografia onde se vê um homem a guardar lançadores anti-tanque, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, da autoria do russo Nikita Teryoshin.

Pode conferir as finalistas de todas as categorias aqui.

Os vencedores daquele que é considerado o mais importante concurso internacional de fotojornalismo será anunciado no dia 16 de abril, em Amesterdão, na Holanda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório