Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Havia sentimento nos casamentos da Idade Média? Este livro responde

'O amor em Portugal na Idade Média' faz um retrato das relações e dos sentimentos nessa altura.

Havia sentimento nos casamentos da Idade Média? Este livro responde
Notícias ao Minuto

23:15 - 13/02/20 por Filipa Matias Pereira

Cultura Livro

Em que consistia o amor para o homem da Idade Média? Que significado teria o casamento? Haveria algum tipo de sentimento nos casamentos que eram realizados nessa época? Curioso? O livro 'O amor em Portugal na Idade Média' dá-lhe as respostas.

A historiadora Ana Rodrigues Oliveira lançou o repto de fazer o retrato do amor no Portugal medieval e, para tal, procurou responder a algumas questões sobre os relacionamentos medievais.

Percebeu que a palavra amor não era um simples vocábulo, "era plural" porque "abrangia afeto, amizade, desejo, paixão, erotismo e sexualidade". Mas a historiadora não se ficou por aqui. Concluiu ainda que o amor estava previsto na legislação civil e canónica que vigorava na altura.

Em concreto, "a lei prescrevia quem se devia amar (e como)", interditando ainda "práticas, pessoas, sentimentos e formas de amar". Mas, se nesta época a lei controlava os sentimentos, em contraponto, esta era também a altura em que os adultérios e as paixões extramatrimoniais mais afloravam.

Ana Rodrigues Oliveira encontrou "muitos amores proibidos e muitas ligações 'perigosas', o que demonstra que a afetividade e a sexualidade não se conformaram com as austeras disciplinas impostas pela Igreja e pelo poder régio. A realidade do amor medieval (e da sexualidade) revela-se menos austera, menos reprimida e menos uniforme do que pensávamos", refere a autora num comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto

Doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Ana Rodrigues Oliveira desenvolveu estudos nas áreas da mulher, da criança e do quotidiano medieval. 

O livro, com a chancela da Manuscrito, já chegou às livrarias e tem um preço recomendado de 18,90 euros. 

Notícias ao Minuto© Manuscrito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório