Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

11:57 - 14/02/20 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

Em fim de semana que arranca com o Dia de São Valentim, há diversas propostas culturais para apelar ao seu interesse, a maioria de índole musical. O Notícias ao Minuto deixa-lhe aqui um conjunto de possibilidades para escolher.

Na Grande Lisboa é de realçar o regresso dos Sons pela Cidade, uma iniciativa que vai decorrer até ao próximo mês de março e que pretende descentralizar as ofertas culturais na capital.

Tem ainda a oportunidade de rever um clássico do cinema português, 'Aniki Bobó' de Manoel de Oliveira. 

No Grande Porto pode escolher entre vários estilos de música, entre blues e a country de Micah P. Hinson

Conheça as outras sugestões gratuitas que temos para si e deixe-se enamorar. 

Grande Lisboa

Sons pela Cidade

A Câmara Municipal de Lisboa em colaboração com as Juntas de Freguesia e a Orquestra Metropolitana de Lisboa trazem mais uma vez os Sons pela Cidade a oito locais da cidade com os objetivos de promover as freguesias da cidade e de descentralizar a oferta cultural. Esta sexta-feira os Sons pela Cidade vão passar pela Ajuda, mais precisamente pela Igreja da Memória. O programa inclui obras de Beethoven e Freitas Branco. O concerto começa às 19h. Os Sons pela Cidade vão percorrer Lisboa entre os meses de fevereiro e março. Pode conhecer a programação completa aqui

R-Humor

A exposição 'R-Humor' de Catarina Simão tem como peça central uma coleção de 245 fotografias dos arquivos do Grassi Museum für Völkerkunde de Leipzig. Estas fotografias recuperam um testemunho único para a história da coleção de arte Makonde do Museu Nacional de Etnologia de Nampula (Moçambique) reunida no tempo colonial. Ao mesmo tempo, e de uma forma crítica e satírica, são um paradoxo enquanto prova da clarividência sobre os comportamentos do colonizador branco. A exposição está patente na Galeria Avenida da Índia até ao dia 5 de abril

Volta ao Mundo com José de Guimarães

No ano em que comemora 80 anos, e assinala 60 de carreira, José de Guimarães apresenta a sua obra gráfica na Biblioteca Nacional de Portugal. Com o título 'Volta ao Mundo: Obra Gráfica de José de Guimarães', a exposição divide-se por várias salas temáticas, mas que fogem à cronologia e geografia, que exploram as diversas influências do artista nascido em Guimarães em 1939. Vão estar expostas cerca de 168 obras, desde gravuras da série 1º de Maio (que resultaram de uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian) aos trabalhos alusivos ao 25 de Abril, sem esquecer as séries de inspiração Africana, Mexicana ou do Extremo Oriente. Para ver até ao dia 31 de março

Recital de piano

A pianista Gisele Pires Mota vai dar um recital esta sexta-feira no Museu Nacional da Música, situado na estação de metro do Alto dos Moinhos. Do programa constam obras de Chopin, Bacewicz e Santoro. O recital tem início às 19h. 

Exposição de Carla Filipe

A exposição individual de Carla Filipe apresenta novos desenhos da série 'Ressaca / Hangover + Be Part of Chaos (2016-2019)'. Nos últimos anos, a artista tem desenvolvido desenhos em grandes faixas que combinam serigrafia, imagens, palavras e grafite. A exposição está patente na Galeria Francisco Fino até ao dia 29 de fevereiro.

Aniki Bobó

O Royal_Cine é um projeto de intervenção social e comunitária com base no cinema, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, através do programa BipZip. As sessões de cinema decorrem uma vez por mês em diferentes locais do bairro da Graça. Este sábado será exibido o clássico de Manoel de Oliveira, 'Aniki Bobó' (1942), no Ginásio de São Vicente a partir das 15h30. 

Grande Porto

Micah P. Hinson na Fnac

De regresso a Portugal, o músico norte-americano Micah P. Hinson vai passar pela Fnac do Santa Catarina para dar um concerto e apresentar o seu último álbum 'When I Shoot at You With Arrows, I Will Shoot To Destroy You'. A música vai começar a soar às 18h desta sexta-feira. 

Blues na Fábrica da Nortada

A Iron Fist Blues Band, um coletivo portuense, vai atuar pela primeira vez na Fábrica da Nortada. A banda tem um repertório que cruza várias épocas do Blues. Para ver e ouvir esta sexta-feira às 22h30. 

Música no Mercado do Bom Sucesso

Os concertos de sábado à noite no Mercado do Bom Sucesso são já um clássico da Invicta. Os Andor Violeta tomam conta do palco desta feita. A qualidade musical deste duo formado por Rita Ventura, na voz, e João Gusmão, na guitarra, atrai uma grande quantidade de público às suas atuações, algo que se poderá repetir. Os Andor Violeta interpretam nomes como Stevie Wonder, Norah Jones, Rui Veloso ou Jorge Palma. O espetáculo está agendado para as 22h. 

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há Hora do conto, 'O livro sobre as minha emoções'. Decorre entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana, boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório