Os Annie são considerados os 'Óscares' do cinema de animação, entregues, anualmente, a produções de animação, em curta e longa-metragem, pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.
A cerimónia deste ano realizou-se no domingo no Royce Hall da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Em comunicado, Graça Fonseca recorda que na corrida a Melhor Curta-Metragem esteve também a coprodução portuguesa 'Purpleboy', de Alexandre Bohrer Siqueira.
"As duas obras premiadas, inteiramente desenhadas à mão, foram selecionadas por programadores de centenas de festivais e mostras em todo o mundo", lê-se no mesmo comunicado.
Quanto a 'Tio Tomás, a contabilidade dos dias', de Regina Pessoa, distinguida com o Annie para a Melhor Curta-Metragem de Animação, a ministra refere que já conta "duas dezenas de prémios recebidos" e segue para a competição do Festival de Curta Metragem de Clermont-Ferrand, em França.
Sérgio Martins venceu na categoria de Melhor Direção de Animação em Longa-Metragem, nesta 47.ª edição dos Annie, pelo filme 'Klaus', da espanhola SPA Studios, disponível na plataforma Netflix.
"Parabéns a todos os artistas distinguidos, com votos continuados da melhor circulação e reconhecimento para as suas obras", remata a ministra.