Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Academia de Cinema distingue 15 jovens com Prémios Sophia Estudante

A Academia Portuguesa de Cinema distinguiu na quinta-feira 15 realizadores em início de carreira com os Prémios Sophia Estudante, nas categorias de Ficção, Documentário, Animação, Experimental, e cartaz, numa cerimónia que decorreu em Lisboa.

Academia de Cinema distingue 15 jovens com Prémios Sophia Estudante
Notícias ao Minuto

07:35 - 13/12/19 por Lusa

Cultura Cinema

Concorreram aos Sophia Estudante 2019 um total de 83 filmes de 18 escolas de norte a sul do país, segundo a organização.

Na categoria de curta-metragem de Ficção, o 1.º lugar foi para 'Da Capo', de Mário de Oliveira -- Universidade da Beira Interior, o 2.º lugar para 'Loop', de Ricardo M. Leite -- Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), e o 3.º lugar para 'Banho Santo', de Bruno Saraiva -- Universidade Lusófona.

Na curta-metragem de Documentário venceram o 1.º lugar, 'Jamaika Onto New Paths', de Alexander Sussmann -- Universidade Lusófona, o 2.º lugar foi para 'A Rua é uma Selva', de Ricardo Mussa -- World Academy, e o 3.º lugar 'Sombra', de Diogo Lourenço, Duarte Gaivão e Francisco Moura -- Universidade Lusófona.

Para a categoria de curta-metragem de Animação foram eleitos em 1.º lugar, 'O Presidente Veste Nada', de Clara Borges e Diana Agar -- Universidade da Beira Interior, o 2.º lugar, 'Ode à Infância', de João Monteiro e Luís Vital -- Instituto Politécnico de Portalegre, e no 3.º lugar ficou 'One Minute Show Time', de Maria Clara Norbachs e Marisa Alves Pedro - Universidade da Beira Interior.

Na categoria de curta-metragem Experimental foram premiados, em 1.º lugar, 'A Viagem', de Henrique Lopes -- Escola de Tecnologias Inovação e Criação (ETIC) Algarve, em 2.º lugar, 'Somewhere in Outer Space this Might be Happening Somehow', de Paulo Malafaya, Escola Artística Soares dos Reis, e em 3.º lugar, 'Lázaro', de Concha Silveira, Alba Dominguez, David Cruces -- Universidade Lusófona.

Na categoria melhor Cartaz ficaram, em 1.º lugar, 'Ouro sobre Azul', da designer Marta Féria de Sá -- Universidade Lusófona, em 2.º lugar, 'Paisagem Submersa', do designer Edmundo Correia - ESMAD, e em 3.º lugar, 'Atrás de Tempo, Tempo Vem', da designer Patrícia Azevedo - ESMAD.

Foi ainda entregue, na cerimónia que decorreu no Auditório do Museu da Farmácia, uma menção honrosa a 'Cringe', de Dinis Leal Machado - ESMAD.

Tal como aconteceu nas edições anteriores, os três primeiros classificados de cada categoria são agora candidatos ao Prémio Sophia Estudante no valor de 5.000 euros, a ser entregue na cerimónia dos Prémios Sophia, no dia 22 de março de 2020, no Casino Estoril.

Na cerimónia, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, sublinhou: "O interesse e o entusiasmo destes jovens e a qualidade das curtas-metragens concorrentes mostram que o cinema português está bem vivo e tem futuro".

Durante a manhã e a tarde, alunos e professores, assistiram a uma 'masterclass' e uma sessão de perguntas e respostas de dois mestres do cinema: a primeira a cargo de Jay Rabinowitz, editor de filmes como 'A Árvore da Vida' ou 'Requiem for a Dream'; e a segunda conduzida por Tariq Anwar, editor de 'Beleza Americana' ou 'O Discurso do Rei', moderada por Branko Nesvok.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório