Universidade da Beira Interior presta homenagem a Sophia de Mello Breyner

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai homenagear Sophia de Mello Breyner Andresen com a realização de um congresso internacional subordinado ao tema 'A Contemporaneidade dos Clássicos', anunciou hoje aquela instituição com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco.

Hugo Ribeiro vence Prémio Musa de obras para coro sobre poemas de Sophia

© IELT

Lusa
20/11/2019 15:38 ‧ 20/11/2019 por Lusa

Cultura

Poetisa

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UBI especifica que o congresso se realiza no dia 26 e que é organizado pela Faculdade de Artes e Letras, numa altura em que se assinalam os 100 anos do nascimento daquela que é uma das figuras mais proeminentes da língua portuguesa e da literatura contemporânea.

"O congresso pretende enaltecer as pontes de entendimento cultural que Sophia soube construir na sua vida e obra, como o programa consagra, com palestras e comunicações, por parte de professores convidados de diversas universidades, desde Arnaldo Espírito Santo, responsável pela conferência inaugural, até Cândido Martins, que irá proferir a palestra de encerramento", é referido.

Segundo a informação, o programa também contempla um recital de poesia de Sophia, por parte de alunos dos diversos cursos do Departamento de Letras e de professores bibliotecários da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares da Covilhã.

Entre as iniciativas, consta ainda a projeção do documentário de César Monteiro sobre a autora e respetivo debate, dinamizado pela cineasta Amarante Abramovici, e a apresentação da exposição de/e sobre Sophia e Jorge de Sena.

A organização lembra que Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 06 de novembro de 1919 e que a sua obra, galardoada nacional e internacionalmente, abarca desde a poesia ao conto infantil ou ao ensaio, perpetuando a existência da autora e constituindo a ligação à Grécia clássica e aos valores platónicos do belo, do bom e do justo.

"Sophia insistia nas lições trazidas por clássicos como Homero ou Sófocles, a exemplo do valor da justiça, para as nossas vidas, e por ela tão destacado. Por 'Clássicos', entendemos também neste Congresso os paradigmas de outras culturas com as quais a obra 'sophiana' estabelece relações intertextuais, da portuguesa, à espanhola, à dinamarquesa ou à brasileira", acrescenta.

O evento tem entrada livre.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas