Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bailados de Hans van Manen pela CNB a partir de hoje no Teatro Camões

Um programa com três peças coreográficas de Hans van Manen, criadas nos anos 1980 e 1990, abre hoje, em Lisboa, a nova temporada da Companhia Nacional de Bailado (CNB) no Teatro Camões.

Bailados de Hans van Manen pela CNB a partir de hoje no Teatro Camões
Notícias ao Minuto

08:43 - 10/10/19 por Lusa

Cultura Bailado

De acordo com a programação, o espetáculo dedicado ao histórico bailarino, coreógrafo e fotógrafo holandês Hans van Manen é composto por três peças: 'Adagio Hammerklavier' (1973), 'Short Cut' (1999) e 'In the Future' (1986).

'Adagio Hammerklavier' é reconhecido mundialmente como um dos clássicos do século XX, sublinha a programação da companhia nacional, referindo que esta peça para três casais, coreografada sobre uma sonata para piano de Beethoven, é considerada "o bailado mais lírico e académico" de Hans van Manen.

A peça coreográfica "traduz uma visão lúcida e analítica das oscilações emocionais que ocorrem na vida de uma pessoa comum" e, ao longo dela, "os sentimentos alternam-se entre atração e repulsa, paixão e amor não correspondido".

A cenografia e figurinos são de Jean-Paul Vroom, desenho de luz de Jan Hofstra.

'Short Cut', criada em 1999, é uma peça de Hans van Manen para quatro bailarinos, e é fortemente inspirada pela partitura do compositor Jacob ter Veldhuis.

"O coreógrafo tira partido das tonalidades, do ritmo e da poesia desta obra. Acompanhando a música, a dança centra-se no ´pas-de-deux´, e revela a extraordinária elasticidade desta forma", segundo a sinopse da programação.

A cenografia e figurinos são de Keso Dekker, o desenho de luz de Joop Caboort.

'In the Future' foi coreografado originalmente para o Ballet Scapino de Roterdão, na Holanda, em 1986, e é descrita como uma "peça enérgica, divertida e surpreendente, criada para doze bailarinos".

A música é de David Byrne e os figurinos de Keso Dekker.

"Foi graças a peças como 'In the Future' - em que se evidencia a simplicidade e a estrutura clara do seu trabalho - que Hans van Manen ficou conhecido como o ´Mondrian da dança´", recorda a CNB.

O desenho de luz é de Joop Caboort, a cenografia e figurinos de Keso Dekker.

O espetáculo será apresentado no Teatro Camões entre hoje e domingo, depois irá ao Porto, ao Teatro Rivoli, a 9 e 10 de janeiro de 2010, e será apresentado no Théâtre de Liège, na Bélgica, a 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório