Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

GDA apoiou mais de 30 artistas e bandas em atuações no estrangeiro

Mais de trinta artistas e bandas portuguesas participaram este ano em festivais e eventos de música, em países como Estados Unidos, Brasil, Holanda e Coreia do Sul, com apoio da GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, revelou esta entidade.

GDA apoiou mais de 30 artistas e bandas em atuações no estrangeiro
Notícias ao Minuto

09:29 - 24/09/19 por Lusa

Cultura GDA

De acordo com a GDA, "o número de artistas portugueses convidados para participarem em festivais de 'showcases' internacionais tem subido nos últimos anos, e já atingiu em 2019 o seu valor mais alto de sempre".

A GDA tem um programa específico de apoio a artistas e bandas para presença em festivais internacionais, dotado de 60 mil euros, aos quais foram acrescentados este ano mais dez mil euros "para responder ao ritmo crescente de solicitações".

Segunda a entidade gestora, no início deste mês o orçamento do programa de apoio para este ano 2019 "encontrava-se totalmente executado".

O programa de apoio "destina-se a ajudar a suportar os custos envolvidos com as deslocações, estadias e alimentação dos músicos para garantir a sua participação nesses eventos internacionais".

Entre os cerca de trinta artistas e bandas contempladas este ano com o programa - totalizando mais de uma centena de músicos, cantores, instrumentistas -, contaram-se os Beast Youth, Diron Animal, os Paus, Fado Bicha, Marta Pereira da Costa, Surma, Rui Massena e Sensible Soccers, todos ligados a diferentes géneros musicais.

Foram apoiadas deslocações, por exemplo, às semanas da música de São Paulo (Brasil), do Canadá e da Coreia do Sul, aos festivais Eurosonic (Holanda) e South By Southwest (Estados Unidos) e ao Jazzahead! (Alemanha).

A GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos.

Aquele programa de apoio para 2020 abre a 1 de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório