Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Festival Internacional de Piano de Oeiras com concertos em junho e julho

O festival internacional de piano FIPOeiras volta a integrar a agenda musical do concelho de Oeiras, com concertos durante seis domingos seguidos, a partir de 23 de junho, inclusive dos pianistas portugueses Teresa da Palma Pereira e Jorge Moyano.

Festival Internacional de Piano de Oeiras com concertos em junho e julho
Notícias ao Minuto

20:51 - 15/06/19 por Lusa

Cultura Música

Organizado pela Academia de Música Flor de Murta, a segunda edição do FIPOeiras - Festival Internacional de Piano de Oeiras promove "uma série de concertos que prometem ser marcantes", todos ao domingo, pelas 18:00, no Auditório Municipal de Carnaxide (distrito de Lisboa).

Segundo a informação hoje divulgada pela organização, o evento arranca no dia 23 com um concerto da diretora artística do festival, Teresa da Palma Pereira, que vai interpretar duas peças de Prokofiev e duas de Ravel.

A pianista portuguesa já foi laureada em vários concursos internacionais, destacando-se o prémio solista com a Orquestra de Câmara de Bruxelas, e conta já com quatro álbuns editados.

No domingo seguinte, 30 de junho, sobe ao palco o pianista polaco Piotr Anderszewski, para interpretar Bach, duas peças de Schumann e Beethoven.

Distinguindo-se dos músicos da sua geração pela "intensidade e originalidade das suas interpretações", Anderszewski tem tocado com as maiores orquestras internacionais e recebeu o prémio Gilmore, o prémio Szymanowski e o prémio Royal Philharmonie Society.

Natural da Rússia, Grigory Gruzman vai atuar em 07 de julho, para tocar Scarlatti, Beethoven, Chopin, Rachmaninov e F. Gulda.

O pianista russo, que completou os estudos na Universidade de Música de Jerusalém, "é detentor de uma notável carreira internacional, integra o Trio Shostakovich e é diretor do Instituto de Instrumentos de Teclado da Academia de Música de Weimar", informou a organização do FIPOeiras.

Em 14 de julho, o palco do Auditório Municipal de Carnaxide é ocupado por Jan Michaels, com a interpretação de Bach/Brahms, Brahms, Ravel e Rachmaninov.

Michaels é atualmente professor de piano no Koninklijk Conservatorium de Bruxelas e apresenta-se regularmente como solista e com grupos de música de câmara em diversos centros musicais na Europa e ma Ásia.

Iria Rub vai atuar no dia 21 de julho, "para tocar exclusivamente Beethoven", referiu a organização do festival, acrescentando que nos últimos anos a israelita se juntou ao barítono David Sebba para realizar a Stand-Up Opera e que, além da atividade como concertista, é a criadora e a diretora do programa KeyNote, projeto educativo de extensão comunitária.

O encerramento do festival FIPOeiras, em 28 de julho, volta a mãos portuguesas com a participação de Jorge Moyano, que exerce atualmente funções como docente na Escola Superior de Música de Lisboa.

Além dos seis concertos no Auditório Municipal de Carnaxide, o festival proporciona 'masterclasses' para jovens pianistas e alunos avançados de escolas portuguesas e estrangeiras, que vão decorrer no Palácio Flor de Murta.

Segundo a organização do FIPOeiras, o festival procura ter "um efeito de vitalização cultural, tendo em vista converter Oeiras num concelho cultural de referência no domínio da grande música e dos grandes intérpretes", um objetivo que "está a ser consensualmente conseguido".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório