Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Feira Ibérica de Teatro no Fundão vai reunir mais de 150 artistas

O Fundão, no distrito de Castelo Branco, recebe de 27 a 29 de junho, uma Feira Ibérica de Teatro, que reunirá mais de 150 profissionais das artes e do espetáculo, oriundos de Portugal e Espanha.

Feira Ibérica de Teatro no Fundão vai reunir mais de 150 artistas
Notícias ao Minuto

13:30 - 14/06/19 por Lusa

Cultura Castelo Branco

"Buscando uma perspetiva estratégica comum, ao que se procurará fomentar como um verdadeiro (e mais que necessário) mercado ibérico, entre 27 e 29 de junho decorrerá uma programação de espetáculos e a criação de espaços para entrevistas, conversas, encontros, aproximando os profissionais do sector", refere a organização em nota de imprensa.

A iniciativa é organizada numa parceria entre a ESTE -Estação Teatral e a Câmara Municipal do Fundão e segue uma tradição que em Espanha já tem mais de 20 anos e que visa promover intercâmbios comerciais entre companhias e gestores culturais dos dois países, como oportunidade de dinamização da atividade do teatro no mercado cultural ibérico.

Segundo a informação, o processo de seleção da programação artística procurou "encontrar espetáculos com potencial para o mercado ibérico, na perspetiva das respetivas obras apresentadas caberem no âmbito de um interesse artístico, social, político, turístico, histórico ou cultural comum aos dois países".

"O trabalho de avaliação implicou o visionamento de 251 propostas de 202 companhias portuguesas e espanholas, para selecionar os 11 espetáculos agora programados na Feira Ibérica", acrescenta a nota.

A programação de espetáculos contará com a presença das companhias portuguesas ESTE - Estação Teatral, Peripécia Teatro, Circolando, Companhia da Chanca e Teatro de Marionetas do Porto, enquanto que de Espanha marcam presença a Marmore Producciones, Teatro en Vilo, Vol'E Temps, UpArte, Iron Skulls e Filis Teatro.

Os espetáculos serão apresentados em vários espaços da cidade, nomeadamente o auditório da Moagem e Octógono (espetáculos de sala), a praça da Moagem (espetáculos adaptados ao ar livre) e o centro histórico da cidade (espetáculos de rua).

A informação também especifica que os encontros comerciais irão decorrer no Casino Fundanense.

"Está ainda prevista a realização de uma mesa redonda subordinada ao tema 'As Artes do Espetáculo e a Cooperação no Espaço Ibérico' para abordagem de temáticas como as redes e circuitos de programação e a atividade cultural como motor de desenvolvimento dos territórios", acrescenta o comunicado.

Nesta mesa redonda está já confirmada a presença do diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, do coordenador das Feiras de Artes Cénicas de Espanha, Manuel Gonzalez, e da vice-presidente da Rede Espanhola de Teatro e Festivais de Espanha, Maria Sanchez da la Cruz, entre outros.

A sessão oficial de abertura está marcada para as 14:30 do dia 27 de junho, no auditório da Moagem com a presença da diretora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, em representação do Ministério da Cultura, estando também programada a assinatura de vários protocolos de colaboração entre a ESTE - Estação Teatral, Câmara Municipal do Fundão e a Red Escena - Rede Espanhola de Teatro e Festivais de Espanha, CEMART - Centro de Artes Cénicas da Extremadura, Feria de Teatro de Castilla y León e Umore Azoka - Feria de Artistas Callejeros de Leioa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório