Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Adaptação ao teatro de obra infantil de Aquilino estreia em Sernancelhe

Uma adaptação para o teatro da obra infantil "Mestre grilo cantava e a giganta dormia", de Aquilino Ribeiro, estreia-se na segunda-feira, em Sernancelhe, terra natal do escritor.

Adaptação ao teatro de obra infantil de Aquilino estreia em Sernancelhe
Notícias ao Minuto

08:52 - 24/05/19 por Lusa

Cultura Palco

A adaptação foi feita pela Companhia de Teatro Filandorra -- Teatro do Nordeste, que pretende "divulgar e sensibilizar a comunidade escolar para o legado do autor", no ano em que se comemora o centenário da obra "Terras do Demo".

A estreia está marcada para o dia em que se assinala a morte de Aquilino Ribeiro (27 de maio de 1963).

A Filandorra explica que se trata de "uma fábula que conta a história de uma abóbora que, 'à força de comer do solo e beber do regadio', levava a vida a comer, a dormir e a crescer, indiferente a todo o movimento à sua volta e aos animais circundantes".

Mas, "certa noite, 'já espigadota', foi acordada por um coro de rãs, sapos, ralos, uma cigarra e um grilo, uma verdadeira 'fanfarra' que clamava ao 'solzinho rico'", acrescenta.

A companhia adianta que, à fábula de Aquilino Ribeiro, foram acrescentadas canções de Marília Miranda, que, segundo a própria, "procuram ser fidedignas, quer ao ambiente que Aquilino criou, quer às palavras-chave que surgem, muitas vezes, repetidas, quase como se estivessem à espera de serem musicadas".

No seu entender, as canções reforçam "o sentido de cada personagem, acrescentando às suas falas a melodia que elas despertaram".

"Mestre grilo cantava e a giganta dormia" é a 74.ª produção da companhia Filandorra, que elegeu como público-alvo as crianças em idade do pré-escolar e do 1.º e do 2.º ciclos.

"Pretende homenagear a faceta de Aquilino dedicada à literatura para a infância, bem como relembrar a sua obra, sensibilizar a comunidade escolar para o legado do autor e cruzar a criação artística com a valorização e importância do retorno ao mundo rural", explica a companhia.

A estreia está marcada para a noite de segunda-feira mas, à tarde, o espetáculo será apresentado em antestreia a todas as crianças das escolas do pré-escolar e do 1.º e do 2.º ciclos do concelho de Sernancelhe.

Depois de Sernancelhe, o espetáculo será apresentado no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, entre os dias 28 e 30, no âmbito do projeto Centros de Divulgação de Teatro para as Escolas, desenvolvido em parceria com este município, onde Aquilino Ribeiro frequentou o colégio.

A Filandorra tem também espetáculos já agendados para Montalegre, Valpaços e Vila Real.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório