Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Bob Marley morreu há 38 anos, mas deixou legado para as gerações futuras

‘Rei do reggae’ morreu aos 36 anos, vítima de um cancro raro da pele.

Bob Marley morreu há 38 anos, mas deixou legado para as gerações futuras
Notícias ao Minuto

19:03 - 11/05/19 por Natacha Nunes Costa

Cultura Música

Foi no dia 11 de maio de 1981 que o mundo recebia a notícia da morte de Bob Marley. O músico e compositor jamaicano tinha apenas 36 anos quando sucumbiu a uma forma rara de cancro da pele, que não quis tratar.

Apesar de terem passado 38 anos da sua morte, o seu legado permanece bem vivo, mesmo junto das gerações mais novas. A sua música reggae é reconhecida um pouco por todo o mundo e o seu rosto está espalhado em t-shirts, chapéus, isqueiros, canecas e até relógios como um símbolo popular da paz.

Bob Marley cantou sobre tudo, desde o amor, à liberdade e até à autoreflexão, mas a maioria das suas músicas revelavam mensagens políticas e sociais, mais ou menos explícitas. Algumas letras continuam até a ser bem atuais como é o caso de ‘Get Up, Stand Up’ que se tornou num grito de guerra para os defensores da justiça política.

“Podes enganar algumas pessoas às vezes. Mas não podes enganar todas as pessoas, o tempo todo”, refere a letra numa clara alusão aos governos corruptos.

Uma das músicas mais conhecidas do ‘rei do reggae’ é ‘Three Little Birds’, onde o artista canta “não se preocupe com nada, porque vai correr tudo bem”.

Bob Marleu vendeu mais de 200 milhões de discos. Defendeu sempre a emancipação dos mais desfavorecidos e apelava à não repressão, conquistando desta forma um legado no universo do raggae que, mesmo com o passar dos anos, garantiu-lhe um lugar incontornável no panorama musical mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório