Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Maria Leitão vence sexto Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Uma reinterpretação da personagem Lobo Mau, de um dos clássicos da literatura, valeu a Maria Leitão o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, na categoria de texto, foi hoje anunciado.

Maria Leitão vence sexto Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
Notícias ao Minuto

12:49 - 06/05/19 por Lusa

Cultura Prémios

A cumprir a sexta edição, este prémio literário realiza-se em duas fases e contempla 50 mil euros a repartir, em partes iguais, entre autor de um texto original e inédito e ilustrador dessa mesma obra.

Na categoria de texto, o prémio é atribuído a Maria Leitão pela obra 'O protesto do Lobo Mau', inspirado no conto popular 'Capuchinho Vermelho'.

"Tantas vezes o meu filho me pediu que lhe contasse a história do Capuchinho e do Lobo Mau, que, para continuar a contá-la, foi preciso reinventar. Assim, nasceu um lobo perdido na sua própria história, mas com o potencial (e vontade) de a fazer sua", afirma a autora, citada pela organização do prémio.

A história "aborda de forma original e provocadora uma personagem clássica, interpelando o leitor de modo divertido sobre o facto de estarmos sempre a tempo de recriar a nossa própria história", sustenta o júri.

"Valorizámos particularmente o papel atribuído ao Outro na construção da identidade individual e a mensagem de que cada um pode -- e deve -- ser senhor do seu destino", lê-se na nota de imprensa.

O júri integrou Laurinda Alves, Leonor Riscado, Mário Cordeiro, Rosário Alçada Araújo e Sara Miranda.

Maria Leitão tem 33 anos, nasceu em Lisboa e é licenciada em Letras.

Segundo o regulamento, estando escolhido o texto vencedor, inicia-se a segunda fase do prémio literário, com a abertura de candidaturas para a fase de ilustração a 13 de maio, terminando a 01 de julho.

O júri de ilustração do prémio é composto por André Letria, Jorge Nesbitt, Jorge Silva, Paula Tavares e Sara Miranda.

Lançado em 2014 por aquela cadeia de supermercados, gerida pela empresa Jerónimo Martins, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce pretende "estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, premiando obras originais, de autores sem livros publicados".

É considerado o maior prémio de literatura infantil em Portugal. O livro resultante das duas obras vencedoras será lançado em novembro.

Em edições anteriores foram publicados, entre outros, 'O Narciso com pelos no nariz' (2018), de Andreia Penso Pereira e Ana Granado, 'Há monstros no túnel' (2017), de Diogo Pécurto e Mara Santos Silva, e 'De onde vêm as bruxas?' (2014), de Joana Pires Lopes e Luís Belo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório