Ana Borralho e João Galante estreiam performance sobre novas tecnologias

A dupla de artistas Ana Borralho e João Galante vai estrear a performance "Romance Familiar ou a Realidade Aumentada", sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, entre 11 e 13 de abril, na Culturgest, em Lisboa.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
29/03/2019 12:30 ‧ 29/03/2019 por Lusa

Cultura

Culturgest

O espetáculo inclui também participantes não-profissionais, bem como a participação dos espectadores, prosseguindo o processo de investigação de trabalhos anteriores, para aproximar o espaço artístico ao espaço social, de acordo com a programação.

Esta performance "é o resultado do fascínio da dupla pelas novas tecnologias de comunicação, não tanto pelas suas capacidades cada vez mais impressionantes, ou pela atração pelos ´gadgets´, mas pela forma como estão a transformar modelos e relações sociais milenares a um ritmo alucinante", refere a nota de imprensa sobre o trabalho.

"Se até ao século XX os dispositivos audiovisuais de consumo popular eram dirigidos às massas, no novo milénio o enfoque é dado a cada cidadão e às suas idiossincrasias. A utilização massiva de equipamentos digitais individualizados em todas as áreas está a criar modos de vida em que a noção do corpo social implodiu", aponta.

'Romance Familiar ou a Realidade Aumentada' aborda este tema através do recurso a dispositivos tecnológicos recentes.

Quais são os efeitos psíquicos da individualização extrema? O mundo real está em risco de se perder no virtual?, são algumas das questões que os dois criadores pretendem levantar neste trabalho.

O espetáculo tem conceito, direção artística e espaço de Ana Borralho e João Galante, em cocriação com os atores Ana Freitas e Cláudio da Silva, e ainda em cocriação, assistência de ensaio e 'performers' Alface (Cátia Leitão) e Catarina Gonçalves.

O grupo de dez participantes da comunidade local são Alexandre Crespo, André de Campos, Barbara Bruno, Beatriz Garrucho, Eva Fornelos, João Meirinhos, Luara Learth, Maria Lalande, Mariana Santos e Ricardo Vaz Trindade.

Nos últimos anos as criações de Ana Borralho e João Galante têm associado ao processo criativo a formação artística - integrando ´workshops´ ou audições dirigidas às comunidades locais para seleção de participantes profissionais e não profissionais, que posteriormente participam nas performances.

A história desta dupla de artistas começou quando estudavam artes plásticas na escola AR.CO, e, enquanto atores e cocriadores, trabalharam regularmente com o grupo de teatro Olho.

Desde 2001 que trabalham em parceria, tendo criado, entre outras, as peças 'Mistermissmissmister' (2002), 'sexyMF' (2007), 'World of Interiors' (2010) ou 'Atlas' (2011).

Desde 2004 que os seus trabalhos são apresentados em festivais nacionais e internacionais em França, Espanha, Suíça, Escócia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Itália, Alemanha, Áustria, República Checa, Eslováquia, Finlândia e Eslovénia.

São membros fundadores da banda de não-músicos Jimmie Durham e da Associação CasaBranca.

São responsáveis pela Direção Artística do Festival de Artes Performativas -- Verão Azul em Lagos.

A produção é da CasaBranca em coprodução com a Fundação Caixa Geral de Depósitos -- Culturgest, e Le fénix, polo europeu de criação descentralizada do Teatro de Denain, em França.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas